Associadas

30/nov/2018

Iniciativas de Corporate Venture da Softplan são destaque em premiação nacional

Empresa está entre as três finalistas do Startup Awards na categoria Corporate. Resultado será revelado no dia 30 de novembro, durante cerimônia em São Paulo

A Softplan, uma das maiores empresas desenvolvedoras de software do Brasil e pioneira no ecossistema de TI de Santa Catarina, está entre as três finalistas da categoria Corporate do Startup Awards. Iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a premiação irá revelar o resultado final no próximo dia 30 de novembro durante a quinta edição do CASE, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo. O evento será realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, capital. As outras duas organizações finalistas na mesma categoria são o Sebrae e o Itaú.

 

A empresa foi indicada em razão de suas iniciativas de Corporate Venture, tendência mundial que oferece vantagens competitivas tanto para startups quanto para grandes empresas. A modalidade consiste em um recurso para estimular a inovação, pela qual empreendimentos maiores financiam a transformação digital promovida por negócios nascentes com o apoio da força de vendas, canais, marca e conhecimento de negócio. De acordo com dados de uma pesquisa promovida pela Altivia Ventures e divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2017 um total de 87 grandes empresas no Brasil, nacionais e/ou com capital estrangeiro, desenvolviam iniciativas de Corporate Venture para estimular a inovação aberta.

 

Por conta de seu pioneirismo no mercado há 28 anos, a Softplan busca constantemente se renovar, impulsionando ações em suas três unidades de negócio: justiça, gestão pública e indústria da construção. Nesta última unidade de negócio foi desenvolvido um braço denominado Construtech Ventures, cuja operação de Corporate Venture é voltada para a construção civil. Dentre as startups investidas, pode ser citado como destaque a Cote Aqui, plataforma especializada na cotação de material de construção para construtoras.

 

Outras iniciativas na área de Justiça e Gestão Pública — Referência em várias esferas do setor público, a Softplan também apoia outras ações de Corporate Venture em suas unidades de justiça e gestão pública. Nelas, destacam-se os investimentos nas startups HubMedi.co, WeGov e 1Doc. A HubMedi.co é uma plataforma que conecta médicos radiologistas a centros de diagnóstico, permitindo o trabalho desses especialistas sem restrições geográficas. Já a WeGov, por sua vez, visa empoderar e promover a aproximação interinstitucional entre os agentes públicos, além de iluminar ideias e ações que possam ser replicadas em todos as esferas e poderes. Por fim, a 1Doc desenvolveu uma plataforma digital de comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos, conectando secretarias, autarquias e departamentos aos cidadãos e empresas contribuintes.

 

Destaque em premiações nacionais como o Startup Awards, as iniciativas de Corporate Venture passaram a suprir um gargalo das organizações na busca por inovação e excelência na entrega de produtos e serviços. “Sabemos hoje que a sobrevivência das empresas estabelecidas passa pela constante transformação de seus produtos, serviços e modelos de negócio. Para turbinar o programa de inovação, além de fazê-la internamente, é preciso se abrir para a open innovation. Entendemos que o Corporate Venturing é uma aposta relevante que traz benefícios para os dois lados: as empresas estabelecidas se aproximam da inovação e diminuem o risco de serem surpreendidas por tecnologias e novos modelos de negócio, e as startups contam com recursos e expertises para acelerar seus negócios – algumas vezes até em escala global”, explica Moacir Marafon, um dos sócios fundadores e diretor executivo da unidade de Gestão Pública da Softplan.

 

Sobre a Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas de software do país, com cerca de 1,7 mil colaboradores. Atua há 28 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas: indústria da construção; saúde; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos. Site: www.softplan.com.br