Ecossistema

13/mar/2019

Involves apoia ação que fomenta a participação feminina em setores tradicionalmente masculinos

A ação do Inspiring Girls ocorre dia 14 e, além de servir como elo entre meninas e empresas de tecnologia e engenharia, traz um pocket show da cantora Kell Smith

No dia 14 de março, meninas e mulheres participarão de um encontro para fomentar a presença feminina em profissões ainda majoritariamente exercidas por homens. O Inspiring Girls, é um projeto que visa ampliar o horizonte profissional de meninas de 10 a 17 anos. O encontro acontece na Arena Petry, às 13h30, com mais de 600 estudantes, sete empresas e a apresentação da cantora Kell Smith. Quem tiver interesse em contribuir com o projeto  pode fazer uma doação de R$25 por meio deste link..

 

Um dos setores com menor presença feminina e que mais busca igualar as oportunidade é o de tecnologia. A Involves, empresa de Florianópolis que desenvolve um software para gestão de trade marketing, tem a diversidade como parte da sua cultura e apoia o Inspiring Girls. Vinicius Santos, guardião da cultura da Involves, irá dar uma palestra sobre como as empresas de tecnologia buscam formar equipes mais diversas, posicionando mulheres em lugares de protagonismo.“Desde o ano passado a gente vem trabalhando para desenvolver o tema diversidade dentro e fora da empresa. Somos apoiadores do ODS nº 5, que fala sobre diversidade de gênero, por exemplo. É um caminho que seguimos para inspirar outras empresas e servir como base para iniciativas como a Inspiring Girls Brasil trabalhar”, explica Vinícius.

 

Outro destaque na programação do encontro é um depoimento do comitê de sustentabilidade sobre metas e incentivos para o desenvolvimento sustentável das empresas. “Hoje, vários estudos mostram uma correlação entre as abordagens de sustentabilidade colocadas em prática pelas empresas e seu desempenho econômico. O envolvimento das empresas nas ações sociais locais, questões ambientais, bem-estar de seus colaboradores e tratamento respeitoso com seus fornecedores e clientes é um fator de atração e retenção de talentos. A ONG Inspiring Girls pretende influenciar, em parceria com as empresas, o futuro profissional e econômico das alunas impactadas pelos encontros com mulheres profissionais da tecnologia. Além disso, pretendemos assegurar um futuro sustentável para elas e as empresas, procurando atingir a equidade no recrutamento e retenção de colaboradores”, reforça Corinne Giely-Eloi, representante da ONG no Brasil.

 

Para fazer jus ao nome, o Inspiring Girls ainda traz profissionais que atuam hoje no mercado de tecnologia e engenharia para compartilhar com as meninas como é a rotina das mulheres nestes setores e servirem de inspiração. A ideia é mostrar modelos alcançáveis para as meninas tirarem dúvidas sobre as profissões que querem seguir.

 

Durante o encontro, ainda acontecerá o sorteio de três bolsas de estudos para o IdoCode, projeto que ensina programação. A ação será fechada com um pocket show da Kell Smith.