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12/abr/2019

Tecnologias otimizam a relação entre a sua empresa e fornecedores

Desde plataformas online para relacionamento, passando por softwares para comunicação entre varejo e indústria, até um sistema de gestão de estoque: conheça destaques do setor

O relacionamento com fornecedores é uma tarefa complexa que requer planejamento e organização, e a gestão desse relacionamento se mostra uma estratégia necessária para a conquista de melhores preço e prazos, além de redução de custos para a companhia e geração de um diferencial competitivo. Ter um bom relacionamento com fornecedores favorece as relações comerciais e gera benefícios inclusive para o consumidor final, que terá um produto de maior qualidade. “O diálogo entre indústria e varejo precisa ser eficiente. Os pontos de venda necessitam de uma boa comunicação com seus fornecedores para terem vantagens competitivas como melhor preço, controle da ruptura e uma estratégia efetiva de exposição”, afirma Pedro Galoppini, CPO na Involves, empresa que desenvolve um software para gestão do trade marketing.

Desde copinhos de água ou canetas para uso em escritórios, até insumos para produção em grandes indústrias, o fornecedor está presente. Para manter um relacionamento saudável e transparente, é essencial pensar nos fornecedores como parceiros do negócio, e não apenas como prestadores de serviços. Por isso, encontrar fornecedores qualificados tornou-se um dos principais desafios  para as áreas de compra nos últimos anos, e a tecnologia pode ser uma importante aliada neste processo. Como é o caso do Clicbusiness, solução desenvolvida pela empresa Paradigma Business Solutions, voltada ao relacionamento entre fornecedores e empresas compradoras. A solução consiste em um portal de colaboração e serviços de negociação e relacionamentos eletrônicos entre empresas. “De um lado, uma rede de portais independentes de compras eletrônicas (procurement) publica suas demandas na ferramenta e colaboram para atualização do cadastro, perfil, reputação e experiência da comunidade de fornecedores que compartilham para busca estruturada de alternativas de atendimento (sourcing). De outro, os fornecedores cadastrados no Clicbusiness contam com serviços de acesso integrado à todos os portais cadastrados na rede, processos de compra eletrônica dos portais de procurement onde estejam homologados e notificação de novas oportunidades de negócio”, explica Gérson Schmitt, diretor da unidade de negócio de SRM. “Este modelo de negócio traz agilidade para o comprador encontrar fornecedores e eficiência para o fornecedor monitorar e responder processos de compra eletrônicos”, complementa.

 

Gestão de fornecedores para pequenas empresas

Algumas empresas menores, por terem menos tempo de trajetória no mercado, encontram algumas dificuldades burocráticas no relacionamento com fornecedores. Para auxiliá-las, algumas tecnologias focam neste nicho e oferecem soluções que otimizam e simplificam alguns processos, como a gestão de cobranças. “Em alguns casos, os fornecedores demoram mais do que o previsto para receberem por seus serviços e produtos, ou até mesmo acabam não recebendo o valor. Fazer a cobrança é um processo natural, porém que deixa muita gente desconfortável, além de ocupar um grande tempo”, explica Piero Contezini, CEO da Asaas, que desenvolve um aplicativo para automatizar o processo de cobrança. “Dessa forma, o boleto é gerado e a cobrança é feita sem que o fornecedor tenha que se expor ou dispor de tempo, e de forma mais simples pensando no pequeno empreendedor”, finaliza o empresário.

A organização do estoque é outro ponto muito importante no relacionamento com fornecedores, e que sem uma gestão organizada, pode gerar problemas para os empreendedores. “Quando o comerciante monitora seu fluxo de vendas, ele é capaz de entender quais produtos possuem maior saída e, assim, construir um pequeno estoque, que garantirá a margem de lucro para momentos que a inflação estiver alta”, comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper. A empresa, que faz parte da Linx, desenvolve o Hiper Gestão, um software de gestão e vendas para o micro e pequeno varejo que automatiza o processo de monitoramento de estoque e oferece dados precisos sobre as vendas, conectando o estoque até a frente de caixa e facilitando a cadeia de relacionamento com fornecedores como um todo.