Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Schulz inova gestão contábil em parceria com startup e-Kanban através do LinkLab

A Schulz se conectou à e-Kanban, startup com soluções para processos contábeis, através do programa de inovação aberta da ACATE

A empresa catarinense Schulz, atuante na indústria de compressores e automotiva, fez parceria com a startup e-Kanban, que promove soluções em software para a gestão de contabilidade, em busca de otimizar processos internos da área financeira. Ambas as empresas são de Joinville e se conectaram através do LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, que possui unidade física na cidade do Norte de Santa Catarina.

A metodologia de inovação aberta do programa integra grandes empresas com desafios em processos às startups desenvolvedoras de soluções em tecnologia que atendam às demandas de mercado. As necessidades da Schulz, identificadas pelo comitê de inovação da corporate, eram de eficiência nos processos de contabilidade que envolvia diversas áreas da empresa.

A implementação do sistema e-Kanban automatizou a rotina contábil e padronizou as atividades do departamento, com a criação de fluxos, check-lists, definição de prazos e responsáveis. A solução também atendeu a área fiscal, conferindo otimização aos procedimentos para as obrigações da empresa quanto aos impostos. 

O supervisor contábil da Schulz, Anselmo Freitas, aponta que um dos resultados obtidos com a solução da startup foi uma melhor comunicação entre as áreas da empresa no processo contábil e que a tecnologia auxiliou nas responsabilidades dos colaboradores envolvidos. Para a e-Kanban, a conexão com uma empresa de grande porte representou a validação do sistema e do trabalho desenvolvido, define Fernando Fix, CEO da startup.

Alexsandro Foyth, especialista em gestão de inovação da Schulz destaca os benefícios da conexão entre as empresas. “A sincronia da Schulz e da e-Kanban com o LinkLab para desenvolver e implantar a solução foi um aspecto fundamental para o crescimento de ambas as empresas durante a jornada de inovação aberta”, afirma. 

O projeto entre a Schulz e a e-Kanban iniciou no final de 2020, em eventos realizados pelo LinkLab, como o Open Day, destinado à apresentação dos desafios das corporates, e o Pitch Day, em que são apontadas as soluções promovidas pelas startups. A implementação do sistema e treinamentos aconteceu durante todo o segundo semestre de 2021 e novos projetos serão desenvolvidos em 2022, entre eles o mapeamento e compliance de vencimentos legais de alvarás, laudos, seguros, além de novos processos e formas de visualização de indicadores para os departamentos da Schulz.

Conexão com o LinkLab

Além de eventos e divulgação dos desafios dos grandes players, o programa de inovação aberta da ACATE realiza o acompanhamento de toda a jornada de parceria entre startups e corporates. Dessa forma, busca-se fluidez no andamento do projeto e a garantia de bons resultados para ambas as empresas.

A participação do LinkLab junto aos negócios se dá de forma virtual e presencial, nas unidades físicas do programa localizadas em Florianópolis, Joinville e São José. Nestes espaços colaborativos as empresas podem estabelecer contato e trocarem experiências quanto aos seus desafios.

O programa reúne mais de 2100 startups que acompanham as demandas por melhorias de processos e inovação de mais de 20 grandes empresas, que são referências no mercado estadual, nacional e internacional.

Para conferir as oportunidades de negócios abertas pelo LinkLab, clique aqui.


Deixe seu comentário