Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT) 2018

Compartilhe:

Os conceitos de indústria 4.0, cidades inteligentes (smart cities) e sustentabilidade estarão em voga durante o Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT), em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina. Em sua sexta edição, o ENIT 2018 é realizado pela Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (FETEP) e conta com o apoio da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia. De 18 a 20 de setembro, o evento vai reunir grandes novidades tecnológicas na Promosul, a começar pela segunda maior impressora 3D do Brasil, a Druker Box, capaz de imprimir peças com até 50 centímetros cúbicos.
 
A máquina é fabricada pela Schifler Soluções Industriais, em parceria com a Incubadora Tecnológica da Fetep, a ITfetep, uma das 20 certificadas em âmbito nacional pelo CERNE - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. “O objetivo da incubadora é tanto o de vender as impressoras, quanto o de prestar serviços para empresas que precisam de componentes especiais, dificilmente encontrados no mercado”, comenta o gerente da FETEP, Osvalmir Tschoeke.
 
Em fase de testes, a Druker Box já imprimiu várias peças de alta complexidade que serão utilizadas nela mesma. “Podemos imprimir uma réplica da própria impressora, mas em escala menor”, comenta o engenheiro Leonardo Schifler, responsável pelo projeto. A Schifler é uma das empresas atendidas pela Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul (ITfetep).
A impressora vai confeccionar os troféus aos vencedores do desafio “Escola que Inova”, evento paralelo ao ENIT, que visa estimular o gosto pela tecnologia nas crianças e jovens. Os vencedores receberão smartphones e notebooks como prêmio. O tema deste ano é voltado ao conceito de smart cities. O presidente da ACATE, Daniel Leipnitz será um dos participantes em painel sobre soluções inteligentes para as cidades, no dia 20 de setembro, a partir das 19 horas.
“Estimular o desenvolvimento do ecossistema tecnológico em Santa Catarina é de extrema importância. Por isso apoiamos o ENIT, com o objetivo de propiciar o surgimento de novos investimentos no setor da tecnologia, que se apresenta como uma grande solução na geração de emprego e renda ao Brasil”, observa Daniel Leipnitz.
 
Estímulo ao empreendedorismo
Com previsão de público em torno de 10 mil pessoas – ano passado foram 8 mil -, o ENIT chega a sua sexta edição ocupando uma área de 8 mil m² no pavilhão da Promosul. Nasceu em 2012, com o objetivo de divulgar as empresas ligadas à ITfetep, fundada em 2005 para diversificar a economia. Uma forma de enfrentar as crises que afetaram as moveleiras na virada do século. Hoje são 32 empresas incubadas, com geração de 170 empregos e faturamento de R$ 23 milhões ao ano.
 
Praticamente todas as incubadas estão entre os 68 expositores do ENIT 2018. Dentre elas a Smartmaq, que começou a funcionar numa sala de 25m², com baixa produção. Passados dois anos a empresa fabrica 80 máquinas por mês, com faturamento mensal mais de 1.000% superior aos R$ 18 mil investidos inicialmente. Os sócios atribuem tal sucesso, em grande parte, à consultoria recebida na ITfetep.
 
Nas duas últimas edições o ENIT atraiu a atenção de grandes empresas, como a gigante SCM Group, um dos maiores fabricantes de máquinas do mundo, com matriz na Itália. Em São Bento do Sul, o grupo conta com a SCM Tecmatic, que vai lançar uma seccionadora capaz de realizar cortes em ângulos de 45 graus e um centro de usinagem de cinco eixos, apto a trabalhar peças em três dimensões, além de um moderníssimo óculos de realidade aumentada, para detectar e resolver defeitos operacionais em máquinas, à distância.
 
De incubada a investidor-anjo
 
Toda a conexão durante o ENIT 2018 estará a cargo da WBT Internet, empresa que começou suas atividades numa pequena sala, recebendo consultoria da Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul. A WBT cresceu, chegando a 18 mil conexões em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Hoje a empresa patrocina pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Automação e Robótica da Fetep e figura em grupo de investidores-anjo, para financiar projetos selecionados no desafio ITfetep. Neste ano, 25 propostas de startups foram apresentadas. Destas, 14 foram selecionados à fase de preparação. Oito terão condições de apresentar suas propostas aos investidores-anjo durante o ENIT, quando a WBT irá apresentar um simulador de fibra óptica.  
 
O quê: Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT 2018).
Quando: de 18 a 20 de setembro, das 9 às 21 horas. Abertura dia 18 de setembro, às 15 horas. Onde: Pavilhão da Promosul, em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina.
Localização: a 80 km de Joinville, 100 km de Curitiba e 250 km de Florianópolis.
Quanto: A entrada é franca. Estacionamento grátis.
Inscrições no link: http://www.enit.org.br/programacao/inscricao   

Mais informações: atendimento@fetep.org.br ou (47) 3631-4350.
Acesse: www.enit.org.br  
 
 
 

18/09 - 20/09
09:00 - 21:00
Pavilhão da Promosul, em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina.

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: