Associada
Agile Promoter lança funcionalidade para mensurar e aperfeiçoar execuções no ponto de venda
segunda-feira, 18. junho 2018 - 16:28

Compartilhe:

Para aperfeiçoar as execuções no ponto de venda, o software para gestão de trade marketing Agile Promoter lança a funcionalidade PDV Scoring. O recurso é uma nova forma de mensurar a qualidade da execução em determinado estabelecimento de acordo com a estratégia de trade da companhia, permitindo que as informações obtidas durante a rotina da equipe de campo sejam lidas de maneira intuitiva.
 
“Ao trabalhar com um grande volume de dados, como normalmente ocorre no trade marketing, a tecnologia auxilia a tornar os processos mais fáceis, além de ser certeira ao avaliar o que está ou não funcionando, tornando mais visível quando são necessárias ações para conquistar melhores resultados”, destaca Pedro Galoppini, CPO do Agile Promoter.
 
Para medir a performance do ponto de venda, o PDV Scoring utiliza quatro pilares: identificar se o preço praticado está dentro do esperado (precificação), analisar a existência do item na loja (mix de produto), verificar as ações promocionais (ponto extra) e validar a participação na gôndola (share de gôndola). Os critérios de pontuação são definidos por cada empresa.
 
A nova funcionalidade traz conceitos de gamificação ao definir tarefas relacionadas ao objetivo da empresa e por ter um sistema de pontuação para medir resultados. Daniel Melo, gerente de produto do Agile Promoter, explica que as empresas podem definir campanhas de incentivo com base no que o PDV Scoring dará de insumo.
 
"A funcionalidade permite avaliar a execução da estratégia de trade marketing no ponto de venda, dando visibilidade para o trabalho do promotor e o empoderando para participar de forma ativa na construção dos resultados da empresa. Para cada tipo de ponto de venda, como farmácias, lojas de conveniência e supermercados, e dependendo ainda da região onde estão inseridos, as indústrias precisam operacionalizar uma estratégia diferente", explica Melo. Ele ainda realça que o objetivo maior da ferramenta é abstrair a complexidade de análise do desempenho da estratégia de trade marketing nos pontos de venda, ao comparar a pontuação obtida em relação à ideal definida.
 
A aplicação do PDV Scoring em empresas da indústria e do varejo pode ser feita em quatro passos simples: basta configurar os pilares e escolher o que será medido, definir os critérios que determinarão a pontuação de cada indicador e importar as condições esperadas para cada cenário. Com isso, as equipes de campo conseguirão desenvolver estratégias perfeitas de execução, aumentando as vendas no varejo.
 
Sobre a Involves
Fundada em 2009 em Florianópolis (SC), a Involves é responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter, plataforma de gestão de trade marketing e monitoramento de equipes de campo em tempo real. A solução, utilizada em mais de 17 países além do Brasil, oferece controle e análise do ponto de venda a indústrias, distribuidores do varejo e agências, mantendo na carteira de clientes grandes nomes como L’Oréal, Motorola, Nestlé, 3 Corações, Danone e Samsung. Com sede na capital catarinense e filial em São Paulo (SP), a empresa conta com mais de 140 colaboradores e aplica políticas inovadoras em gestão de pessoas, ocupando lugares de destaque no ranking GPTW de 2016 e 2017. Referência em trade marketing no Brasil, a Involves promove iniciativas constantes para ampliar o conhecimento sobre o setor, como o portal de conteúdo Clube do Trade e o evento anual Agile Experience (AEx).

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: