Acate
Candidatos a governador apresentam propostas ao setor tecnológico de Santa Catarina
sexta-feira, 19. outubro 2018 - 22:51

Compartilhe:

Os dois candidatos que disputam o segundo turno para o Governo do Estado de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD) e Carlos Moisés da Silva (PSL), apresentam suas propostas relacionadas ao setor de tecnologia e informação (TI) em eventos na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis. Na próxima terça-feira, 23, o convidado será o Comandante Moisés, enquanto Merisio será recebido na quarta-feira, 24. As apresentações são abertas ao público e ocorrem das 20h às 21h, com necessidade de inscrições prévias.
 
O ecossistema de tecnologia representa 5,6% do PIB do Estado, com 2,3 mil empresas, mais de 16 mil empreendedores e aproximadamente 47 mil colaboradores. Ciente da importância do segmento para a economia, a ACATE e suas entidades parceiras regionais divulgaram uma pauta política com o que esperam dos representantes eleitos para os Executivos e Legislativos estadual e federal. O objetivo é que a área possa continuar crescendo, diversificando-se, atraindo e distribuindo mais investimentos e empregos.
 
“Os eventos da próxima semana servirão para entendermos quais ações Gelson Merisio e o Comandante Moisés estão planejando para contribuir com o desenvolvimento do setor. Será uma oportunidade para empresários e entusiastas da tecnologia tirarem dúvidas e interagirem com os candidatos”, destaca Daniel Leipnitz, presidente da Associação, que também realça que todos os outros setores da economia são beneficiados com a inovação.
 
Entre os pleitos setoriais estão:
 

  • Formação de recursos humanos qualificados

 
Apesar da tradição do Estado no desenvolvimento de empresas de base tecnológica, um dos principais gargalos para o desenvolvimento do setor é a escassez de profissionais qualificados. Atualmente estima-se que existam algumas milhares de vagas abertas no setor em todas as regiões, mesmo em um cenário econômico de crise que o país sofreu nos últimos anos.
 

  • Participação institucional no aconselhamento e na construção conjunta de políticas de fomento, compras e investimentos em TICs e de ações de desenvolvimento tecnológico promovidas pelo Governo do Estado de SC

 
Em função de sua forte atuação e articulação junto às associadas e demais entidades empresariais, a ACATE conhece com profundidade as competências, necessidades e oportunidades de desenvolvimento das empresas de base tecnológica, bem como as necessidades do mercado estadual e nacional de tecnologia.

  • Criação de um fundo garantidor do Estado de SC

 
As entidades entendem que o estabelecimento de um fundo garantidor estadual, desburocratizado e com custos operacionais competitivos é uma iniciativa indispensável para ampliar o acesso das empresas catarinenses aos recursos financeiros e, por conseguinte, para o incremento da competitividade delas no cenário global e para desenvolvimento socioeconômico do Estado.
 

  • Criação de laboratório de inovação urbana e de tecnologias de gestão em parcerias com as empresas e entidades catarinenses

 
Além das tecnologias já disponíveis pelas empresas catarinenses e que o Estado pode fazer uso do seu poder de compra para estimular esta economia, uma grande e moderna oportunidade está em criar, em parceria com as entidades, laboratórios de inovação para enfrentamento dos principais gargalos do poder público, sobretudo aqueles de atendimento às necessidades do cidadão.
 

  • Fomento a iniciativas de desenvolvimento de novas empresas e consolidação das atuais no cenário regional, nacional e internacional

 
O Governo de Santa Catarina, no passado, teve participação ativa em diversas iniciativas de fomento ao setor, como a criação do Condomínio Industrial de Informática de Florianópolis. As instituições elencaram alguns projetos que o próximo governo pode apoiar diretamente e seguir cumprindo seu papel para o desenvolvimento do segmento, como a apresentação de amplo programa de incentivo ao empreendedorismo e o aprimoramento e fortalecimento do Sinapse da Inovação
 
Assinam a pauta a ACATE e suas entidades parceiras regionais: ACIBALC/NTIC (Balneário Camboriú), ACIC/NBT (Criciúma), ACII/NuTic (Itajaí), ACIJS (Jaraguá do Sul), ACIRS/Niavi (Rio do Sul), ACIT (Tubarão), Blusoft e Instituto Gene (Blumenau), Deatec (Chapecó), Fetep (São Bento do Sul), Inaitec (Palhoça), Orion (Lages) e Softville (Joinville). O documento está disponível para download na íntegra no site da ACATE.
 
Serviço
O que: apresentação dos candidatos ao governo do Estado para o setor de tecnologia;
Quando: terça-feira (23) com o Comandante Moisés e quarta-feira (24) com Gelson Merisio. Eventos ocorrem das 20h às 21h;
Onde: Centro de Inovação ACATE - Primavera (Rodovia SC-401, Km 4 | Bairro Saco Grande - Florianópolis/SC).
Inscrições: encontro com Comandante Moisés neste link; com Merisio, neste.  

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: