Curso do SEBRAE auxilia na gestão da inovação para alavancar negócios
Todos os dias nos são apresentados novos produtos e serviços. Na televisão, no rádio, na internet ou mesmo caminhando pelas ruas ou shoppings, encontramos uma grande quantidade e variedade de novos bens de consumo. A velocidade com que esses novos produtos e serviços são lançados no mercado tem sido cada vez maior, propiciando ao consumidor um conjunto enorme de possibilidades de escolha. Essa escolha pode ser por preço, qualidade, marca ou, principalmente, pela novidade em relação ao que já existe no mercado.
Todos os dias nos são apresentados novos produtos e serviços. Na televisão, no rádio, na internet ou mesmo caminhando pelas ruas ou shoppings, encontramos uma grande quantidade e variedade de novos bens de consumo. A velocidade com que esses novos produtos e serviços são lançados no mercado tem sido cada vez maior, propiciando ao consumidor um conjunto enorme de possibilidades de escolha. Essa escolha pode ser por preço, qualidade, marca ou, principalmente, pela novidade em relação ao que já existe no mercado.
A expressiva concorrência que temos hoje no âmbito das pequenas empresas deve servir de estímulo à criação e lançamento de novidades quase que continuamente. Quando um novo produto ou serviço é lançado e o consumidor percebe para si o valor agregado, a chance desse produto ou serviço ser um sucesso é grande.
Nesse novo contexto competitivo de amplitude global, as empresas podem ter na inovação um dos seus alicerces para garantir um futuro duradouro. Dessa forma, compete ao empresário agarrar esta oportunidade e fazer da Gestão da Inovação parte integrante da cultura de sua empresa.
No entanto, vários questionamentos podem surgir no momento em que os empresários desejam implantar a gestão da inovação nos negócios, como por exemplo:
A inovação contribui de que maneira na competitividade da minha empresa?
Quais são os principais tipos de inovações?
Quais as estratégias de inovação que podem ser utilizadas na minha empresa?
Quais as formas de acesso que minha empresa possui para desenvolver inovações?
É caro inovar?
Como estimular a inovação? Como tornar a minha empresa uma empresa inovadora?
Como implantar a Gestão da Inovação na minha empresa?
Essas e outras perguntas serão abordadas no curso Gestão da Inovação: Inovar para Competir, e poderão servir de reflexão e apoio na implantação da Inovação nas empresas.
Serão apresentados conceitos e exemplos dos mais diferentes tipos de inovação lançadas recentemente no mercado, destacando as possibilidades que existem para a pequena empresa também inovar constantemente para aumentar a sua competitividade. Serão abordados, também, exemplos para proteger o conhecimento da empresa, bem como as boas práticas que podem levá-la a tratar a inovação como uma prática diária.
Os participantes poderão, ainda, elaborar um conjunto de ações práticas para o incentivo à inovação nas empresas. Esse conjunto de ações poderá ser a base para adotar a inovação como estratégia de aumento da competitividade, ou seja, estabelecer a cultura da inovação nas empresas.
As atividades do curso foram estabelecidas de forma a permitir a interação entre os participantes e o educador, por meio de atividades individuais e em grupo. Além da reflexão sobre a realidade das empresas, eles terão oportunidades para troca de experiências.
O propósito deste curso é propiciar condições para que o participante desenvolva competências para:
Dimensão Cognitiva
Compreender os conceitos relativos à inovação e os processos de gestão da inovação no contexto da pequena empresa.
Dimensão atitudinal
Tomar consciência da importância da inovação para a competitividade da sua empresa.
Dimensão operacional
Implantar estratégias para estímulo à inovação na sua empresa.
Carga horária
São 15 horas divididas em cinco Encontros de três horas cada. Os Encontros estão organizados por tema e se encontram assim distribuídos:
Encontro 1: Inovação e competitividade
Encontro 2: Processo de Gestão da Inovação
Encontro 3: Boas Práticas de Inovação
Encontro 4: Avaliação da inovação na empresa
Encontro 5: Implantação da inovação na empresa
Após o curso, haverá consultoria de 3 horas por empresa.
Público-alvo:
Pequenas empresas avançadas, consolidadas no mercado; empresas que possuam, instalados e em operação, instrumentos básicos de administração das principais áreas de uma empresa: finanças, pessoas, produção, marketing e vendas; empresas que buscam a evolução do seu negócio e a inovação da sua gestão.
Próximo curso:
Data: de 19 a 23/09
Horário: das 19h às 22h
Local: ACIF Lagoa (Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 30, Lagoa da Conceição)
Inscrições: 0800 570 0800 ou clique aqui.
Valor: R$ 830,00*
*Obs.: cada inscrição dá direito a dois participantes por empresa