Associada
O desafio das equipes de TI com ataques ransomware
sexta-feira, 14. julho 2017 - 11:52

Compartilhe:

Uma pesquisa feita pelo Gartner e divulgada pelo portal TI Inside mostra que o ransomware é a primeira ameaça que vem à mente dos líderes de TI e Segurança e, até 2020, deve continuar sendo uma das principais vulnerabilidades exploradas pelo setor.
Conforme a consultoria, o desafio aumenta porque atualmente os hackers têm como alvo toda a organização e criptografam vários dispositivos antes de pedir o “resgate”, diferente do passado, quando o foco era apenas um indivíduo ou máquina, o que era mais fácil de gerenciar.
O Gartner indica que as empresas protejam-se de potenciais vulnerabilidades e estejam atentas às falhas da própria organização, que permitem um alto número de ataques.
Um ataque ransomware causa inúmeros prejuízos financeiros, além da parada nos processos e impactos negativos na imagem da organização perante clientes e fornecedores.
Como se proteger
O ransomware é um código malicioso que se utiliza da criptografia para interromper o acesso aos dados de determinado equipamento, exigindo o pagamento para reestabelecer o acesso. Assim, é muito importante que as empresas trabalhem a prevenção para evitar serem infectadas.
Para isso, o ideal é manter o sistema operacional e todos os programas atualizados, instalar um antivírus em todos os equipamentos e cuidar ao abrir links ou arquivos , principalmente vindos de fontes desconhecidas.
O backup também tem um papel fundamental para a proteção dos dados. Caso algum equipamento seja infectado, ele impedirá que o acesso aos dados seja interrompido. Ou seja, um backup sempre atualizado minimiza os impactos de um ataque ransomware.
Outro ponto que requer muita atenção dos gestores é a conscientização. Empresas devem investir em campanhas e treinamentos, desenvolvendo uma cultura de segurança da informação que envolva todos os setores do negócio, para que cada colaborador entenda seu papel na proteção dos dados.

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: