Acate
Diretor da Microsoft apresenta programa para startups e Cognitive Services no Vertical Meeting
segunda-feira, 9. abril 2018 - 15:08

Compartilhe:

Democratizar o acesso a inteligência artificial é um dos objetivos da Microsoft e foi o tema da palestra na última quinta-feira, 5 de abril, do Vertical Meeting da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Thiago Rotta, diretor de Transformação e Inovação Digital da Microsoft, apresentou o programa de desenvolvimento de startups e Cognitive Services no evento promovido pela Vertical Conectividade & Cloud da associação com o patrocínio da Teltec Solutions.

Diego Brites Ramos, diretor da Vertical, explica que o mundo cada vez mais está migrando para nuvem. “A Microsoft é um exemplo de transição para nuvem e inteligência artificial, reconhecido pelo mercado. A tecnologia é definida pelo que podemos fazer dela e não pelo que ela pode realizar”, complementa.

Rafael Araújo, diretor de Negócios da Teltec, integradora de soluções em Tecnologia da Informação e parceira da Microsoft no Brasil, destacou a importância da transformação digital para as empresas. “A Microsoft é um dos nossos principais parceiros e uma das empresas que mais tem se destacado no assunto, sendo um grande exemplo de inovação e transformação nos negócios. Quisemos trazer o case dela para ser referência às empresas daqui, já que a companhia também conta com ferramentas que podem ajudar o empreendedorismo catarinense na nossa própria transformação. É isso também que a Teltec busca com o Nexus Lab, nosso laboratório no programa de inovação aberta Link Lab”, explica Araújo.

Em sua palestra, Rotta apontou algumas das novidades da Microsoft em serviços cognitivos, como os cases de parceria entre a gigante Uber e o Hospital 9 de Julho. A Uber utilizou a tecnologia da Microsoft para verificar se o motorista cadastrado no aplicativo realmente é quem está fazendo a corrida. Para isso, a Microsoft disponibilizou um aplicativo de reconhecimento facial que elaborava a autenticação do motorista, o que proporcionou mais segurança para os passageiros. Já o serviço para o hospital brasileiro permitiu a redução de queda dos pacientes internados, por meio da inteligência artificial. “Temos cada vez mais tecnologias e mais dados, mas 80% deles não são estruturados, ou seja, precisam ser interpretados. A inteligência artificial vem para poder auxiliar nesta interpretação. Precisamos falar mais dos benefícios dela para a humanidade, mas, como sempre, tudo que acontece muito rápido gera incertezas. O que precisamos fazer é nos preparar para o futuro”, disse.

Ainda de acordo com o diretor da Microsoft, as startups procuram duas coisas: acesso a tecnologias de ponta e a clientes. “Para quem está só começando e não tem nome forte no mercado, é necessário contar com um apoio. E é isso que a Teltec procura e faz nesses programas de inovação aberta, com a parceria da Microsoft também”, completa.

Moção de aplauso:

Durante o evento, o vereador de Florianópolis Milton Barcelos entregou moção de aplauso ao presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, e à coordenadora regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, pela premiação da incubadora MIDITEC — eleita a quinta melhor incubadora do mundo pela empresa de pesquisa e consultoria UBI Global. “O MIDITEC é patrimônio da nossa cidade e 15% das empresas da cidade da área de tecnologia saíram desse projeto, gerido pela ACATE e apoiado pelo Sebrae/SC”, comenta Leipnitz. Para Tonelli, é uma satisfação ver esse reconhecimento mundial e municipal. “O MIDITEC é um grão de mostarda que foi semeado ano após ano e se tornou essa planta grande que vemos hoje. O trabalho é do empresário de tecnologia e principalmente da equipe técnica desenvolvedora do projeto”, finaliza.

Fotos

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: