Verticais
Em Vertical Meeting de novembro, Renan Dal Zotto explica a importância da ousadia
segunda-feira, 13. novembro 2017 - 13:25

Compartilhe:

A Vertical Educação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) trouxe o palestrante Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, para o Vertical Meeting de novembro. O evento foi realizado na última quinta-feira (9), no Centro de Inovação ACATE - Primavera.
 
Renan explicou como a história do vôlei brasileiro comprova que ousar pode trazer grandes resultados. “Ousadia é o risco calculado: você se prepara, sabe quais são as suas limitações e até onde pode ir”, disse. “Hoje percebo que naquele jogo em que perdemos para a França, quando fomos vice, eu deveria ter ousado mais. E o bom de tudo isso é que a gente sempre tem uma segunda chance. Em setembro, no Japão, me deparei com a mesma situação e pedi para o time ousar mais. Assim acabamos sendo campeões”.
 
Mas para ousar, o treinador defende que é fundamental ter um planejamento, sabendo exatamente o que e quando quer, como chegar lá, e ter consciência de onde você está. Além disso, o planejamento não pode ser engessado. “O universo vai dando feedback para você constantemente, é preciso saber quando é a hora de mudar a estratégia”, ressalta. Todo plano de ação também tem que ter cúmplices. “Ou seja, as pessoas envolvidas têm que acreditar 100% no que foi acordado. Seja num time, empresa ou família, a cumplicidade é fundamental”, defende.
 
A Teoria do Prospecto, segundo Renan, mostra que quando alguém sofre uma perda, é impactado 2,25% mais do que quando tem uma vitória. “Já que a dor da derrota é tão grande, vamos celebrar nossas conquistas. Temos que ser motoristas, e não passageiros, das nossas vidas. Cada um tem a caneta para escrever sua história”, finalizou.
 
A palestra foi transmitida online na página da ACATE no Facebook e pode ser assistida aqui.

Fotos

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: