Freeboard investe em tecnologia Audaces para agilizar processo de criação de moda
O contexto econômico brasileiro atual deve implicar em um comportamento de mercado incomum no segmento do vestuário para o segundo semestre, geralmente marcado pelo aquecimento das compras de final de ano. A previsão é do presidente do SindRoupas do Ceará e proprietário da marca Freeboard, Aluísio Ramalho.
O contexto econômico brasileiro atual deve implicar em um comportamento de mercado incomum no segmento do vestuário para o segundo semestre, geralmente marcado pelo aquecimento das compras de final de ano. A previsão é do presidente do SindRoupas do Ceará e proprietário da marca Freeboard, Aluísio Ramalho. “Tradicionalmente, trata-se de um período bastante positivo para o setor, mas neste ano, esperamos apenas diminuir as perdas”, observa. Ramalho participou da comissão formada por 15 empresários cearenses para a 1ª edição da Missão Tecnológica Audaces, realizada na segunda-feira (28), em Florianópolis.
Focada no segmento de sportswear para o público masculino e infantil, a Freeboard produz cerca de 35 mil peças por mês e tem o seu principal mercado nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para os estados do Maranhão, Pará e Amazonas. O investimento em tecnologias para automação de processos na cadeia de produção da confecção iniciou em 2000, com a aquisição do Audaces Vestuário e Audaces Jet Lux. Segundo o proprietário, as principais motivações foram a busca por maior eficiência interna, melhoria no corte e na qualidade do produto final. “Escolhemos a Audaces por ser uma tecnologia nacional, o que nos traz facilidades para aquisição e, sobretudo, manutenção e suporte”, conta.
A busca por competitividade de mercado incentivou a confecção a investir ainda mais em tecnologia no início deste ano. A aquisição do Audaces IDEA e do Audaces 3D teve um objetivo específico: agilizar o processo de criação de moda. Para o empresário, é perceptível o aumento na velocidade do consumo de moda de modo geral e a tecnologia tem sido fundamental para que o processo criativo acompanhe esse movimento. Com 75 colaboradores atuando na fábrica, sediada em Fortaleza, a Freeboard tem aproveitado as vantagens do Clube e da Universidade Audaces para manter em dia a capacitação dos profissionais, além da manutenção e suporte para as atividades do dia a dia.
Missão Tecnológica Audaces – Capitaneada pelo gerente comercial da Audaces no Nordeste, Ivan Badin, os empresários do estado do Ceará puderam conhecer a sede da empresa, assim como a unidade fabril. Acompanharam apresentações do presidente da Audaces, Claudio Grando, e de representantes de departamentos, como tecnologia e serviços. Segundo Badin, a experiência foi importante para aproximar a multinacional de seus clientes e para posicionar a empresa como parceira e não apenas fornecedora de soluções. "Com essa atividade, foi possível validar a proposta da missão e certamente teremos outras edições ainda neste ano para outros polos do setor", afirma.
Sobre a Audaces
Fundada em 1992, a Audaces é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda, com o apoio de 300 colaboradores. A multinacional exporta para mais de 70 países, totalizando cerca de 8,5 mil clientes. Conta com cinco unidades no Brasil e três na América Latina.