Santa Catarina
Ministério da Ciência e Tecnologia apoia projeto para estimular setor eletrônico em SC
sexta-feira, 3. novembro 2017 - 13:28

Compartilhe:

A Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPIN-MCTIC) e a Fundação CERTI lançam na próxima segunda-feira (06/11), em Florianópolis, a segunda etapa do projeto LABelectron Nucleador, uma iniciativa para estimular e promover a competência nacional no desenvolvimento e produção da eletrônica de produtos com tecnologias da informação e comunicação. O evento de lançamento, na ACATE Primavera, trará palestras sobre temas ligados à Lei da Informática e contará com a participação do ministro Gilberto Kassab, além do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da SEPIN, José Sampaio Gontijo, e de representantes das instituições FAPESC, FIESC, SENAI-SC e FINEP.
 
Financiado com recursos do Programa Prioritário HardwareBR, da Lei de Informática, e coordenado pela SEPIN-MCTIC, o LABelectron Nucleador visa estabelecer na região Sul do Brasil um empreendimento modelo para desenvolver e consolidar plataformas de soluções para a competividade da manufatura de placas eletrônicas de alta confiabilidade em pequenas séries. Nesta segunda etapa - a primeira foi desenvolvida entre 2007 e 2011 -, o projeto será realizado em parceria com o SENAI-SC e conta com investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões para execução até o final de 2018. A expectativa é que o modelo inovador seja disseminado para outras regiões do país. "O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com os diversos setores na chamada indústria 4.0, que vai agregar mais competitividade e modernização ao ecossistema brasileiro de inovação tecnológica”, destaca o Superintendente Geral da CERTI, José Eduardo Fiates.
 
Fundado em 2002 por iniciativa da CERTI, o LABelectron é um laboratório-fábrica que fornece ao mercado soluções tecnológicas inovadoras a partir do desenvolvimento de projetos e da manufatura de placas eletrônicas em pequenas séries, com flexibilidade e customização, atendendo diretamente às necessidades das pequenas e médias empresas que não têm demanda para produção em larga escala. Considerado pioneiro no Brasil, o modelo permite que a infraestrutura seja utilizada tanto para a prestação de serviços a empresas, como para a aplicação de P&D. Desde sua implementação, o LABelectron já atendeu cerca de 130 empresas, atingindo a marca de 68 milhões de componentes montados em mais de 340 mil placas eletrônicas.
 
CERTI e SENAI assinam acordo de cooperação
 
Além do lançamento do projeto, o evento também será marcado pela assinatura do acordo de cooperação entre a CERTI e o SENAI/SC, que propiciará a transferência do LABelectron para o Sapiens Parque e, consequentemente, uma integração mais eficiente entre o laboratório- fábrica e a indústria em geral. “Queremos que o Instituto da Indústria seja um habitat da Inovação. Lá já temos o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde e agora também o LABelectron”, diz o diretor regional do SENAI/SC, Jéfferson de Oliveira Gomes. “O LABelectron tem uma grande expertise no desenvolvimento de componentes eletrônicos e vai ampliar sua contribuição nessa área às empresas de todo o Estado e também de fora de Santa Catarina”, completa.

“Esse é um movimento estratégico para a CERTI, pois estaremos mais próximos dos representantes da indústria, teremos oportunidades para compreender melhor suas necessidades e desenvolver soluções eficientes”, diz Carlos Alberto Fadul, diretor-executivo do LABelectron. A programação do evento também conta, ainda no período da manhã, com palestras que tratarão, entre outras questões, do legado da Lei de Informática para o desenvolvimento do polo tecnológico de Florianópolis, das perspectivas para operacionalização de Programas Prioritários (PPI's) no setor e do modelo de atuação de laboratórios-fábrica como mecanismos de apoio à transformação digital na indústria. Já no período da tarde, das 14h às 18h, LABelectron estará aberto para visitação dos participantes interessados em conhecer a estrutura do laboratório-fábrica, no Estreito. As visitas, que também poderão ser feitas na terça-feira (07/11), das 9h às 12h, devem ser agendadas com antecedência. Inscrições e mais detalhes estão disponíveis em www.certi.org.br/labelectronfase2.

AGENDE-SE
Evento: Lançamento do projeto LABelectron Nucleador
Data / horário: 06/11/2016, das 9 às 12h
Local: Centro de Inovação ACATE Primavera - Rodovia SC 401, Km 4 Bairro Saco
Grande, em Florianópolis.
Inscrições: www.certi.org.br/labelectronfase2
Palestras:
 O legado da Lei de Informática para o Desenvolvimento do Polo Tecnológico de Florianópolis – com José Eduardo Fiates, Superintendente Geral da CERTI
 As perspectivas para a Lei de Informática Brasileira e a Operacionalização dos Programas Prioritários (PPI’s) – com José Sampaio Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da SEPIN-MCTIC
 Laboratórios-fábrica como mecanismos de apoio à Transformação Digital na Indústria – com Carlos Alberto Fadul, diretor executivo do Centro de Produção Cooperadada da CERTI (CPC)

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: