Santa Catarina
Palestra abordará a segurança da informação online
sexta-feira, 19. maio 2017 - 14:17

Compartilhe:

A segurança das informações em um mundo sem fronteiras físicas em que tudo acontece em tempo real será o tema abordado na palestra “Aspectos legais da segurança da informação”, com o General Manager da AcessoLine Telecomunicações, advogado e especialista em Direito Digital Fernando Mangold, durante o 1º Deatec Summit. A iniciativa é da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e ocorrerá no dia 30 de maio(terça-feira), a partir das 13h30, no auditório do Sicoob MaxiCrédito (avenida Getúlio Vargas, 2553 N, em Chapecó). O evento tem apoio institucional do Sicoob, Meu Plano, Unochapecó, Elo Ideias, Optidata e Acessoline.
 
A palestra “Aspectos legais da segurança da informação” será às 14 horas. O conteúdo está relacionado com a legislação em vigor no Brasil, tendências internacionais e boas práticas para o uso adequado de todas das tecnologias. Mangold também traçará um paralelo entre as diferentes gerações de pessoas que interagem com as tecnologias disponíveis e como cada uma vivencia as inovações. “Precisamos nos preparar para extrair o que há de positivo nesta revolução da informação e nos protegermos dos seus riscos e ameaças”, expõe o palestrante.
 
            Na última sexta-feira (15), por exemplo, um “wanna cry” (ransomware que infectou máquinas pelo mundo todo), causou pânico. “Se as informações de que temos posse ficarem inacessíveis como nesse caso podemos colocar em risco nosso trabalho, perder arquivos que são importantes. Manter nossas informações protegidas é algo que nos afeta financeira e emocionalmente”, comenta Mangold que destaca a importância de conhecer as ameaças à segurança online e se prevenir.
 
            Entre as principais está o ransomware que é o sequestro de dados, os crimes voltados à personalidade que estão ligados à imagem da pessoa e a pirataria que é o uso de softwares sem licença. Esses softwares abrem oportunidades para que os criminosos invadam os computadores e levem informações mais íntimas. “São muitas ameaças à segurança na internet, mas posso afirmar que a maior delas é a falsa sensação de segurança que o usuário possui. Por tratar-se de um ambiente virtual, o usuário sequer tem conhecimento sobre os riscos de uma simples busca no Google ou mesmo da postagem de uma foto no Facebook. A internet está repleta de armadilhas”, alerta o especialista.
 
Para se prevenir, Mangold esclarece que o primeiro passo é tomar consciência de que a internet e todos os sistemas que se interligam nela são uma extensão do mundo real. “Ao sairmos de casa, trancamos todas as portas e janelas. Na internet temos que agir da mesma forma: fechar todas as janelas depois de acessar o conteúdo, bloquear a tela do computador quando não estivermos utilizando-o, usar senhas diferentes e que sejam de difícil adivinhação, não compartilhar a senha com ninguém, pois é a nossa identidade no meio virtual, tomar muito cuidado com fotos e imagens ou quaisquer informações que disponibilizamos nas mídias sociais”, exemplifica.
 
Fernando Mangold é diretor de Infraestrutura da Deatec, membro da Associação Brasileira de Direito De Tecnologia da Informação e Comunicação (ABDTIC) e membro voluntário da ABNT/CB. É sócio-fundador do Instituto Caracol e voluntário do Instituto Internet no Estado da Arte (ISTART).
 
1º DEATEC SUMMIT
O 1º Deatec Summit contará com cinco palestras, confraternização, troca de experiências e uma rede de network. “Nossa intenção é desenvolver atividades que promovam o entrosamento do público de tecnologia e inovação do polo oeste, estimulando o relacionamento, troca de ideias, o crescimento e o desenvolvimento do setor”, frisa o presidente da Deatec, André Telöcken.
 
            O investimento para participar é de R$ 50,00 para ingresso individual ou R$ 180,00 para quatro ingressos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no sitewww.deatec.org.br. Mais informações pelo telefone (49) 3324-4342.
 
Foto 12 – Fernando Mangold fará a primeira palestra do 1º Deatec Summit

Fotos

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: