Santa Catarina
Para ministro, investimento de Santa Catarina em ciência e inovação é exemplo para o País
segunda-feira, 12. março 2018 - 16:51

Compartilhe:

 

O investimento contínuo em ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina é um exemplo a ser seguido na busca pelo desenvolvimento econômico. Para o ministro Gilberto Kassab, esse modelo permite que os estados estimulem a criação de empregos e a geração de renda para a população.
 
“Tenho certeza absoluta que Santa Catarina é um exemplo para o Brasil. Ao longo das últimas décadas, o estado se consolidou como uma grande referência no país e no mundo, com o polo de investimento na inovação, gerador de empregos e de desenvolvimento. Aqui, temos as maiores taxas de retomada da criação de empregos do Brasil”, disse Kassab durante a abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Florianópolis.
 
No evento, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) assinaram termo de compromisso para pagamento de bolsas nos projetos selecionados pelo programa Sinpase da Inovação. A iniciativa foi criada em 2008 para apoiar o empreendedorismo inovador no estado.
 
“Tivemos uma atuação forte em Santa Catarina, muito por conta da importante contribuição que o governo do estado sempre deu, trabalhando para que pudéssemos consolidar importantes parcerias, como mais essa que estamos firmando nesta noite”, ressaltou o ministro.
 
Investimentos
 
Kassab voltou a defender a recuperação do orçamento da ciência e tecnologia e o incentivo à interação entre aos setores público e privado. “Não há a menor possibilidade de o Brasil encontrar uma saída para a sua crise econômica sem investimento expressivo no campo da ciência e da inovação. Precisamos muito de verbas públicas, e que elas sejam cada vez melhor utilizadas. Precisamos muito de uma conscientização plena da sociedade brasileira de que a pesquisa, a ciência e a inovação precisam de parcerias com o capital privado. E as empresas também precisam de investimentos a fundo perdido. Temos que fazer os investimentos compatíveis com as necessidades desse importante pilar do nosso desenvolvimento.”
 
Também participaram da solenidade o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira; a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi; o presidente do CNPq, Mario Neto Borges; o secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias; e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.
 
Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações Ascom MCTIC

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: