Santa Catarina
Social Good Brasil anuncia laboratório de inovação social em SC com uso de tecnologias exponenciais
segunda-feira, 6. novembro 2017 - 14:06

Compartilhe:

A partir de novembro, Florianópolis passa a contar com um laboratório inédito no país para uso de dados e tecnologias exponenciais para solução de problemas da sociedade. O projeto foi lançado durante a 6a. edição do Festival Social Good Brasil, que reuniu cerca de mil pessoas em cada um dos dias - sexta (27) e sábado (28) - no Centro de Inovação ACATE Primavera, na Capital.

O laboratório será operacionalizado pela ONG Social Good Brasil, que promove o festival, e vai funcionar no Sapiens Parque, no norte da Ilha. Diversos parceiros como IBM, Neoway, Resultados Digitais, Exosphere, Data Science Brigade, entre outros, vão fornecer as ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de projetos sociais utilizando tecnologias exponenciais (data analytics, big data, machine learning e automação de processos etc.).

"Quando começamos o festival, há cinco anos, a novidade eram as novas mídias, o poder social da internet. De lá pra cá, surgiram inúmeros movimentos de cidadania e engajamento cívico digital. A grande questão do momento para a inovação social é a forma como podemos utilizar esta nova onda de tecnologias emergentes para gerar um impacto positivo de maneira exponencial", comenta Carolina de Andrade, coordenadora do Social Good Brasil.

A inspiração é o projeto Data for Good, idealizado pelo norte-americano Andrew Means e que funciona como uma comunidade global composta por centenas de profissionais ligados a projetos sociais que estudam e aplicam dados públicos em projetos de impacto em suas comunidades. Andrew veio a Florianópolis fazer o painel de abertura do encontro e mostrou como a tecnologia pode ser benéfica para iniciativas sociais: "cada vez mais temos objetos conectados a internet gerando muitos dados, como imagens, preferências, locais que frequentamos. Usando dados, podemos por exemplo fazer um monitoramento mais inteligente na agricultura e melhorar a coordenação de serviços entre entidades sociais, compartilhando dados e informações".

"Cada vez mais Florianópolis se destaca como a capital da inovação social", afirma Fernanda Bornhausen Sá, diretora do Social Good Brasil. Desde a primeira edição, em 2012, o festival reuniu aproximadamente 7 mil pessoas presenciais e mais de 40 mil participantes online em todo o mundo.
 
Sobre o Festival Social Good Brasil
O Festival é realizado pelo Social Good Brasil, organização que inspira, conecta e apoia indivíduos e organizações para o uso das tecnologias e do comportamento inovador para a solução de problemas da sociedade. São parceiros master do SGB a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto C&A. O parceiro sênior é o Grupo Engie. Também são parceiros do festival o Sebrae Nacional e a OLX (prata), além de Flex, SESC e Instituto Sabin (bronze). O Social Good Brasil também conta com os apoiadores institucionais Data Science Brigade, Fundação das Nações Unidas, PNUD, United Nations Foundation, ParMais, Feira Preta, Plus Social Good e Red Bull Amaphiko.

Fotos

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: