Associada
Startup baseada no LinkLab/ACATE, marca presença no 10º Encontro – ReactsJS Floripa em parceria com Facebook Developer Circle Florianópolis, inovando com teste de usabilidade cognitivo emocional
quinta-feira, 9. agosto 2018 - 9:28

Compartilhe:

O Co-founder e especialista em pesquisa e inovação da UXᵉ Human Behavior, Leandro Mattos, apresentou ao público presente e online, uma nova forma de avaliar a performance dos aplicativos e plataformas digitais desenvolvidas. Os testes de usabilidade são considerados hoje as ferramentas mais utilizadas pelas startups para avaliar a experiência do usuário. Apesar desse modelo de empresa estar em constante contato com o que existe de mais moderno, as mudanças não param e foi o que a UXᵉ Human Behavior apresentou durante o evento Developer Circle Facebook - Florianópolis, realizado nas dependências da Involves, no sábado dia 28 de julho de 2018.
Segundo Mattos, até o momento, os testes de usabilidade dependiam de observação ou do relato dos usuários em forma de questionários ou entrevistas, o que é passível de vieses pois captam respostas imparciais pois nem sempre as pessoas sabem por que escolheram ou como se sentiram.
No evento Developer Circle Facebook, a UXᵉ Human Behavior falou abertamente sobre metodologias inovadoras que consideram as reações fisiológicas, cognitivas e emocionais das pessoas que estão a utilizar as soluções digitais. Dessa forma, segundo a empresa, é possível avaliar como os usuários se sentem ao vivenciarem a experiência de navegação pelas plataformas digitais e coletar dados cognitivo-afetivos para entender como mente, cérebro e corpo interagem. E não acaba por aí. Esses dados podem ser inputados na tecnologia para que essa torne-se empática com o usuário, e não apenas lógicas como acontece atualmente. 
O público presente pôde experimentar ao vivo como as ferramentas e metodologias biométricas e neurométricas operadas pela UXᵉ Human Behavior ativam as impressões sensoriais dos usuários, participando e aprovando toda essa nova forma de avaliar a usabilidade e experiência.
O sucesso da apresentação poderá evoluir para uma próxima versão da apresentação, dessa vez, muito mais completa e em uma versão de workshop ou hackathon, na qual os participantes poderão utilizar suas próprias criações para não só avaliarem a usabilidade, mas evoluir a metodologia e ferramentas. Será que vai rolar?
A UXᵉ Human Behavior é formada por profissionais das áreas de neurociência, psicologia, coach, administração, ciências sociais, economia comportamental, marketing e vendas. Associada da ACATE, a UXᵉ Human Behavior participa do programa LinkLab da entidade. Gostou? Quer saber mais? Então acesse já https://www.facebook.com/UXeHumanBehavior

Startup baseada no LinkLab/ACATE, marca presença no 10º Encontro – ReactsJS Floripa em parceria com Facebook Developer Circle Florianópolis, inovando com teste de usabilidade cognitivo emocional.

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: