Tecnologia em nuvem transforma gestão de cidades do Brasil
O ano de 2016 vai terminar com um crescimento de 21,7% no segmento de software como serviço (SaaS) em relação ao ano passado.
O ano de 2016 vai terminar com um crescimento de 21,7% no segmento de software como serviço (SaaS) em relação ao ano passado. Conforme previsão da consultoria Gartner, esse mercado se destaca dentre as soluções cloud em todo o mundo, e um dos motivos é a contribuição que essa tecnologia está dando aos governos. Por meio de soluções específicas para a gestão pública municipal, várias cidades do país conseguiram aumentar a arrecadação, melhorar o atendimento aos cidadãos, reduzir filas para a prestação de serviços e aproveitar melhor os espaços urbanos. No Sul do Brasil, prefeituras de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul obtiveram resultados importantes com a migração dos sistemas.
Em Ituporanga, município catarinense com pouco mais de 26 mil habitantes da região do Vale do Itajaí, a Secretaria da Fazenda conseguiu apurar recentemente mais de R$ 423 mil em Imposto Sobre Serviços (ISS) que podem não ter sido recolhidos por um banco. O valor equivale à soma de impostos gerados por todos os estabelecimentos financeiros locais em um ano inteiro. Para chegar à cifra, os fiscais usaram o IPM Fiscal, solução baseada em cloud computing que analisou toda a contabilidade bancária dos últimos meses da instituição. Ao cruzar os dados fornecidos com os registros da prefeitura, foi possível identificar que os impostos de operações concluídas podem não ter sido informados corretamente à fazenda municipal. Agora o caso está sendo analisado pelas autoridades da cidade.
Além de ajudar na rotina de fiscalização de grandes empresas, outra funcionalidade, agora focada no cidadão, melhora o processo de emissão de notas fiscais. O IPM NFS-e é um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite ao empreendedor notificar e recolher os tributos rapidamente. Para fazer a operação, é preciso apenas um dispositivo móvel e uma conexão à internet, sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura para validá-la.
Com menos filas nas sedes administrativas, os servidores podem se concentrar em atividades que ajudem o município a crescer de forma ordenada, combater o uso irregular do solo e a sonegação fiscal imobiliária. Um exemplo de como isso é possível é o município de Cascavel, no Paraná. Os pouco mais de 316 mil habitantes da cidade que fica no Oeste do Estado conseguem consultar a viabilidade de construção de um imóvel, residencial ou comercial, sem sair de casa e em poucos minutos. Eles utilizam um sistema de georreferenciamento integrado ao IPM Fiscal, cujas informações estão permanentemente atualizadas, e dão aos funcionários públicos plena capacidade de observar se alguma determinação do plano diretor municipal não foi respeitada ou se os impostos e taxas referentes à obra não foram recolhidos. Em conjunto com a plataforma Atende.Net os dados são compartilhados com cartórios, escritórios de contabilidade e imobiliárias, que contribuem com o combate às irregularidades.
Neste sentido de redução das situações de conflito com a legislação no repasse de benefícios, a cidade gaúcha de Gravataí implantou uma estratégia para atender as pessoas que estão inscritas em programas assistenciais. O IPM Social também é totalmente baseado na nuvem, e permite que a distribuição de recursos aos cidadãos seja mais organizada. Ao invés de registrar manualmente cada pagamento, a solução convergente permite acompanhar o histórico de cada beneficiário e das famílias, planejar e executar iniciativas sociais e integrar a população ao Cadastro Único, programa do governo federal operado pela Caixa Econômica.
Todas essas iniciativas fazem parte da chamada “gestão pública 2.0”, conceito que propõe a digitalização de informações, centralização de bancos de dados e uso intensivo da computação em nuvem para auxiliar a administração das cidades. As soluções foram desenvolvidas pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista na área e presente em mais de 100 cidades de várias regiões do país.
Sobre a IPM
A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.