FINEP financia plataforma catarinense para aprendizagem imersiva
A plataforma, chamada de JumpIn, permitirá a empresa desenvolver cursos comportamentais a distância, que agregam conteúdo em um ambiente baseado em jogos. "Utilizando redes sociais e integrando as ações do dia-a-dia nas empresas a um ambiente de simulação, o participantes tem a oportunidade de experimentar realidades pedagógicas ligadas à prátical aboral e organizacional", explica o diretor-executivo da FabriCO, Norton Paim Moreira.
A solução é uma inovação no mercado de educação a distância nacional e reflexo do investimento da empresa na pesquisa de mecanismos de interação que possibilitem a transformação do conhecimento tácito, fruto da práticado dia-a-dia, em aprendizado imersivo, na própria organização. "A grande diferença com relação aos tradicionais cursos de e-learning é que na aprendizagem imersiva as pessoas vivenciam os treinamentos e, além disso, compartilham conhecimentos", completa Moreira. Entre os conceitos e práticas presentes na nova modalidade estão as redes sociais, RPG (Role-playing Game) e Web 2.0, além de se basear no uso de ferramentas como e-mail, SMS, wiki, blogs.
"O JumpIn permite a construção de desafios de longa duração, focados na realidade da empresa e nos processos de negócio existentes, no qual o participante mergulha na resolução de desafios simulados que levam ao limite a necessidade de aprendizagem e uso dos conhecimento adquiridos", aponta o diretor-executivo da FabriCO. Outro diferencial apontado por Moreira é que as soluções de jogos empresariais online hoje existentes no mercado não propõem o desafio em times, grupos e também não se baseiam em uma abordagem conceitual que enfatize o desenvolvimento de competências.
Para desenvolvimento da plataforma, a FabriCO irá contar com duas alianças. Com o Laboratório de Liderança e Gestão Responsável do Curso deE ngenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de SantaCatarina (UFSC) serão desenvolvidas dissertações e teses sobre modelos de jogos a serem executados na plataforma. Com a empresa Gomes&Braga será desenvolvido um projeto piloto focado na capacitação de equipes de analistas de inteligência competitiva.
Sobre o Juro Zero
Executado em Santa Catarina através de uma parceria entre a AssociaçãoCatarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a SC Parcerias, o programa Juro Zero da FINEP tem como objetivo financiar projetos inovadores de empresas catarinenses de diversos segmentos, especialmente o de tecnologia da informação. O programa oferece financiamentos de R$ 100 mil a R$ 900 mil para empresas, que podem ser pagos em até 100 parcelas, sem juros, com correção apenas pelo IPCA, além de não exigir garantias reais. Para conhecer mais sobre oprograma, basta acessar o site www.jurozero.finep.gov.br.
Sobre a FabriCO
Criada em 1999 para desenvolver tecnologia de suporte em projetos da área de educação a distância e gestão do conhecimento, desenvolveu entre 2000 e2 006 diversas soluções para empresas como Promon, Datasul, Celesc, Telemar e Brasiltelecom. A partir de 2006, focou sua atuação na prestação de serviços de formatação e criação de conteúdos didático-pedagógicos para projetos de e-learning. Entre seus clientes estão empresas como Unilever, Avon, Votorantim, O Boticário e MatteLeão e instituições como o SENAI. Mais informações sobre a empresa e seus projetos podem ser encontradas no site www.fabrico.com.br.