Paradigma recompra ações de seus primeiros investidores
O valor da transação não foi revelado. A Paradigma, que faturou R$ 5,3 milhões em 2007, com crescimento superior a 20% com relação ao ano anterior e EBTIDA da ordem de 15 % ao ano, tem um valor de mercado estimado entre 5 a 8 vezes da sua capacidade de geração de caixa. “Obter geração de caixa próprio para recompra de ações via tesouraria, exportar tecnologia nacional, consolidar a liderança em alguns segmentos de atuação e os novos planos de expansão fazem da Paradigma uma empresa diferenciada no setor de TI”, afirma Gérson Schmitt, sócio fundador e Presidente do seu Conselho de Administração.
O Grupo Koerich Telecom investiu na Paradigma até 2004, quando passou a ter seu controle acionário e delegou a condução da empresa ao Presidente do Conselho, que optou pela profissionalização da sua gestão, com a eleição da executiva Andréa Boudeville como CEO da companhia. No mesmo período, o então controlador obteve também grande sucesso em outros empreendimentos com serviços nos segmentos de telecomunicações, engenharia e construção. “A Koerich cumpriu importante papel no apoio e fomento da Paradigma, dando a ela a oportunidade de crescer e almejar ser uma grande empresa de e-business da América Latina”, declara Schmitt.
Nos últimos três anos, a atual gestão da Paradigma dedicou-se em qualificar e profissionalizar a administração da empresa, ampliar a base de grandes clientes, desenvolver projetos diferenciados, consolidar sua plataforma de e-business e a posição de liderança no mercado brasileiro em soluções de negócios eletrônicos para empresas, governo e mercados abertos. “Nosso próximo passo é investir no modelo de oferta de venda de software como serviço (SaaS – software as a service) e transformar pelo menos 40% das mais de 50 mil empresas usuárias de nossas soluções em clientes diretos. Com essa nova etapa, a Paradigma pretende, além de crescer 300% nos próximos quatro anos, elevar seu EBTIDA para 25%”, declara Andréa Boudeville.
Gerson Schmitt, um empreendedor do setor de software que também é um executivo com 25 anos de experiência na gestão de grandes grupos econômicos – atualmente é presidente do Grupo Battistella, aposta no crescimento exponencial do mercado de negócios, comunicação e integração eletrônica entre empresas e governo, que deverá consolidar a internet como o quarto canal de negócios. Estima-se que nem 10% das mais de 4 milhões de empresas brasileiras ou do PIB nacional utilizam-se de recursos digitais especializados para fazer negócios eletrônicos. “As tendências de mercado indicam que a necessidade de competitividade das empresas privadas e maior eficiência do governo e mercados abertos, vai trazer uma escala sem precedentes nos negócios e relacionamentos comerciais via internet”, comenta Schmitt.
A Paradigma é líder de mercado no fornecimento de solução de compras eletrônicas para governo e tem registrado crescimento consistente no mercado de soluções de e-procurement e integração da cadeia de valor (SCM), fornecendo soluções para empresas privadas como Teka, Angeloni, Ciser, Marisol, Unimed, Haco, Dass, SAB entre outras. Oferece também soluções especializadas de mercado aberto para Bovespa e BM&F e gestão de shopping virtual como o MSN da Microsoft.
Mas é no segmento de energia que a empresa vem tendo seu maior crescimento nos últimos anos. Assim como no mercado de compras públicas eletrônicas, a Paradigma foi pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a negociação eletrônica de energia e forneceu a plataforma para o primeiro leilão realizado no Brasil. Atualmente o Paradigma WBC Energy suporta mais de 90% das negociações eletrônicas de energia no país, com cerca de R$ 400 bilhões negociados em mais de 5.000 contratos de abastecimento de médio e longo prazo.
Em maio de 2008 a empresa deu seu primeiro passo rumo à exportação de suas soluções para o segmento de energia na América Latina. A Paradigma forneceu a plataforma para o primeiro leilão de energia elétrica da Colômbia, realizado com sucesso. Andréa Boudeville, CEO da Paradigma, ressalta que o projeto desenvolvido na Colômbia é um passo significativo no sentido de expandir a atuação da Paradigma para os outros países da América Latina. “O setor de energia está em franca expansão na maioria dos países em desenvolvimento, e isso abre um grande leque de oportunidades para nós, especialmente na região, onde também temos ofertas de e-business para governo e mercado privado”, completa a CEO.
Sobre a Paradigma – A Paradigma foi fundada em 1998 para atuar no desenvolvimento de soluções de negócios eletrônicos para o setores público, privado e mercados abertos. Possui unidades em Florianópolis/SC e São Paulo/SP, além de parceiros nos principais estados brasileiros e exterior, que dão suporte ao atendimento de clientes em qualquer estado da federação e a conquista de importantes negócios na América Latina, África e Europa. A empresa oferece ao mercado a plataforma WBC – Web Business Center, na forma de serviço, locação ou licenciamento, de forma modular e customizada à necessidade de cada cliente. O WBC disponibiliza 14 modalidades transacionais de compra e venda com módulos para a gestão de usuários, de catálogos e de parceiros (clientes e fornecedores), BI – Business Intelligence, workflow de processos, gestor de portal e de conteúdo, ferramentas de busca e de pesquisa dirigida, solução de integração com legados (A2A), ou parceiros (EAI), além de tecnologias de ponta como web service e mobile. A solução é desenvolvida de acordo com a metodologia Knowledge Models (KM), que reúne o conhecimento adquirido pela Paradigma em nove anos de mercado – mais de 100 projetos atendidos e mais de 20 prêmios recebidos no Brasil e no Exterior – www.pta.com.br