Notícias

22/abr/2008

Tecnologia a favor da responsabilidade social

Oferecer transparência nas ações sociais, proporcionar facilidade de acesso e gerenciamento de informações, além de consolidar dados em indicadores e divulgar os resultados sociais. Estes são os principais objetivos do Gestor Social, software de gerenciamento de iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e gestão de projetos sociais, lançado pela Extersoft, empresa incubada no MIDI Tecnológico de Florianópolis (SC).

Oferecer transparência nas ações sociais, proporcionar facilidade de acesso e gerenciamento de informações, além de consolidar dados em indicadores e divulgar os resultados sociais. Estes são os principais objetivos do Gestor Social, software de gerenciamento de iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e gestão de projetos sociais, lançado pela Extersoft, empresa incubada no MIDI Tecnológico de Florianópolis (SC). Desenvolvido para otimizar o gerenciamento integrado de ações sociais, o sistema pode ser utilizado tanto por empresas privadas (que possuam ações de responsabilidade social ou investem em projetos sociais) quanto por entidades do terceiro setor (como ONGs, fundações e institutos sem fins lucrativos, em suas atividades organizacionais).

Segundo Flávio Exterkoetter, diretor executivo da empresa, o software foi desenvolvido com base na demanda do mercado por uma ferramenta que modernizasse a gestão e o monitoramento das ações relacionadas à RSE e a projetos sociais do terceiro setor. "Identificamos a necessidade de um software capaz de agregar facilidade de uso com eficiência de gestão. Quanto mais organizadas e transparentes forem as ações sociais e de responsabilidade social, maior será a visibilidade junto ao público da empresa ou da instituição, resultando em aumento de credibilidade junto aos seus stakeholders. Os benefícios também refletem eficiência na gestão das ações e qualidade no atendimento aos beneficiários", completa.

Em linhas gerais, o software Gestor Social oferece funções que podem estimular o engajamento dos envolvidos por melhores resultados sociais. Dentre as funcionalidades estão os cadastros dos beneficiários atendidos e suas famílias, colaboradores e entidades envolvidas; estruturação de projetos e iniciativas, registrando pessoas envolvidas e atendimentos realizados; e ferramenta para questionários estruturados. Também faz parte do software o módulo de indicadores para consolidação das informações e visualização gráfica para acompanhamento de projetos e resultados, indicadores de responsabilidade social (que facilitam a elaboração de relatórios e a tomada de decisões) e ferramentas para a gestão financeira de entidades do terceiro setor.

Outra vantagem é a facilidade de acesso pela Internet, que permite alimentação e atualização de informações em tempo real. "O gerenciamento de informações é realizada de maneira centralizada através do software Gestor Social, conferindo consistência e precisão, assim como agilidade e flexibilidade na obtenção de indicadores. Desta forma, a organização reforça a transparência e a efetividade de suas ações sociais perante o público envolvido e interessado, além de melhorar a comunicação e a eficiência de sua gestão.", explica Exterkoetter.

Sobre a Extersoft

Fundada há 12 anos, a Extersoft Tecnologia é uma empresa focada em soluções de software para gestão de programas e projetos sociais e iniciativas de responsabilidade social. Por possuir características de inovação, a empresa conquistou o apoio do SEBRAE-SC e da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE), e hoje integra a incubadora MIDI Tecnológico, de Florianópolis. Mais informações sobre a empresa e as soluções desenvolvidas estão no site www.extersoft.com.br.