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18/dez/2020

Teltec Solutions ganha primeiro lugar no ranking GPTW em Santa Catarina

Aproximação com a liderança, mesmo com o distanciamento social da pandemia. Esse foi um dos grandes fatores que fez com que a Teltec Solutions, empresa associada ACATE integradora de soluções de TI catarinense, ganhasse o primeiro lugar do ranking Great Place To Work (GPTW) em Santa Catarina, anunciado nessa quarta-feira (9). No nacional, a empresa emplacou o 33º lugar.

A empresa, que havia ficado em 4º lugar no ranking de 2019, precisou reinventar a forma de comunicação com os colaboradores, o que acabou rendendo a melhora do clima organizacional, mesmo com os desafios impostos pela pandemia. Mesmo com a flexibilização das restrições, a maioria dos trabalhadores continua em trabalho remoto.

Cuidado mental e físico

As ações voltadas ao bem-estar físico e emocional dos Solutions desde o início da pandemia da Covid-19 também foram o foco da atuação. O programa Safe Solutions, criado a partir de um grupo multidisciplinar da empresa, reforçou a comunicação aos colaboradores ao instituir uma plataforma de gerenciamento de crises, que está auxiliando na tomada de decisões e pavimentando o caminho para um retorno seguro às unidades.

Outra medida foi o subsídio de plataformas de acompanhamento terapêutico: todos os colaboradores têm a possibilidade de realizarem sessões de acompanhamento com psicólogos dentro de uma plataforma, com a maior parte do custo das sessões subsidiadas pela Teltec. Isso vale para as aulas de atividades físicas, também realizadas através de plataforma especializada, uma das principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a manutenção da saúde durante a pandemia.

Além disso, um canal de telemedicina foi disponibilizado aos colaboradores, com o intuito de sanar dúvidas e transmitir orientações relativas à Covid-19. A medida evita exposições desnecessárias e fornece informações qualificadas a quem utilizar o serviço, que é gratuito aos Solutions. O canal também fez uma avaliação de risco de cada colaborador, avaliando a saúde geral e determinando níveis de risco à saúde no caso de um possível retorno às atividades presenciais, com absoluto sigilo desses dados sensíveis.

Giving Back

No entanto, não apenas ações voltadas ao público interno foram implementadas: a empresa direcionou seu programa social, o Giving Back, a ações que diminuíssem os impactos negativos que as restrições sociais impuseram a comunidades. O comitê arrecadou alimentos, comidas, roupas e brinquedos em ações no formato de Drive Thru. Nas ocasiões, os colaboradores receberam kits de proteção com itens indispensáveis para o combate à disseminação do vírus, como álcool em gel, máscaras e comunicados com as orientações de prevenção. O objetivo era engajar socialmente os colaboradores e, ao mesmo tempo, incentivar o respeito ao isolamento consciente.

“Procuramos nos adaptar em relação às práticas que já eram costumeiras nos anos anteriores em que participamos do ranking. Adaptamos práticas de apresentação da empresa a novos colaboradores, adaptamos eventos para o virtual, implementamos medidas a fim de reforçar o aspecto do cuidado a quem está conosco atravessando as dificuldades e incertezas que vieram junto com a pandemia. Todas essas ações foram vistas e sentidas de modo bastante positivo pelos Solutions, com forte adesão em cada uma delas”, comemora Natália Pruchneski, coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Teltec Solutions.

*Fonte: Teltec Solutions