Responsabilidade social

Buscando o engajamento em ações de interesse social, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) desenvolve e apoia projetos na área, com a ajuda de empresas e entidades parceiras. Diversas iniciativas são promovidas ao longo do ano, ajudando entidades e comunidades da Grande Florianópolis.

Programa Talentos para Indústria

O objetivo do programa Talentos para Indústria é estimular jovens de 11 a 16 anos a desenvolverem sua criatividade e competências na área de tecnologia. A iniciativa, desenvolvida em Santa Catarina pelo SESI, ligado ao Sistema FIESC, tem na ACATE uma parceira. Todas as atividades do programa em Florianópolis são promovidas em um espaço específico para o projeto no Condomínio Industrial de Informática e as empresas associadas à ACATE são estimuladas a “adotarem” jovens carentes que não teriam condições de freqüentar o programa. Durante 18 meses e usando peças de Lego, os inventores mirins constroem robôs com funcionalidades inspiradas nas necessidades do mundo real. Além disso, contam com o auxílio de materiais, componentes e técnicas ligadas à mecânica e à eletrônica, utilizando dispositivos programáveis e softwares para criar seus próprios projetos de robótica.

Turma de 2007
112 crianças atendidas das quais
... 48 crianças carentes
... 64 filhos de empresários

Turma de 2008
125 crianças atendidas das quais
... 58 crianças carentes
... 67 filhos de empresários

Turma de 2009
123 crianças atendidas das quais
... 80 crianças carentes
... 43 filhos de empresários

Campanha de Arrecadação de Agasalho

Desde 2004 a ACATE conta com o apoio de empresas associadas para arrecadar agasalhos às comunidades carentes de Florianópolis. Anualmente, no período em que antecede o inverno, as empresas iniciam a divulgação da campanha que registra números expressivos de doações. Nos últimos três anos, cerca de 2.800 peças de roupas, cobertores e sapatos foram recebidos e distribuidos para famílias carentes da região do bairro Trindade, na Capital. O objetivo das campanhas é mobilizar a sociedade, em especial empresários e profissionais do setor de tecnologia da informação e associados da ACATE, para a doação de agasalhos, além do compromisso social.

Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Desde 2006 a ACATE, em parceria com empresas associadas e entidades, promove campanhas de arrecadação de brinquedos para o dia das Crianças. Em 2009, a campanha arrecadou mais de mil itens. Brinquedos novos e usados, peças de roupa infantis e roupas para adultos foram arrecadados e distribuídos para entidades da Grande Florianópolis, como a Creche Anjo da Guarda, no Morro da Penitenciária, a SERTE, na Cachoeira do Bom Jesus, o Hospital Infantil Joana de Gusmão e o evento Rua da Criança, realizado anualmente na comunidade Caminho Novo, em Palhoça. Os brinquedos que precisavam de reparos foram encaminhados para a Oficina do Brinquedo, promovida pela Comunidade Evangélica Luterana da Trindade, também parceira da campanha. A oficina recebe brinquedos com necessidade de restauração, providencia os reparos e faz doações a crianças carentes. Em 2009, a ACATE entregou mais de 150 brinquedos quebrados para restauração pela Oficina.

A doação foi tema de uma reportagem da emissora SBT, veiculada no dia 24 de dezembro. Confira o vídeo da reportagem.

Campanhas de Natal

Com o objetivo de alegrar o Natal de famílias carentes, a ACATE desenvolve anualmente campanhas para arrecadar roupas, alimentos não perecíveis, brinquedos, calçados, cestas básicas e material escolar. Um diferencial são as campanhas online, feitas em parceria com a MR Consultoria e Projetos. Nas ações em prol de entidades como a Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (SERTE), de Florianópolis e a Escola de Educação Básica Hilda Theodoro Vieira, foram disponibilizados sites nos quais pessoas interessadas em ajudar puderam conhecer o perfil de crianças e idosos e escolher um deles para "adotar", fazendo doações em dinheiro ou em roupas e outras itens de necessidade.

Campanha Volta às Aulas

Qualquer época do ano é momento de fazer campanhas para ajudar a quem precisa. Inclusive durante a volta às aulas. Em 2008 a ACATE promoveu uma campanha para arrecadar material escolar, doado a estudantes carentes de Florianópolis. Cadernos, canetas, lápis e outros materiais escolares foram doados aos alunos da Escola Estadual Hilda Teodoro Vieira, onde estudam crianças e adolescentes da região da Trindade.

Doação de computadores

Conhecimento também pode ser doado. Em 2009 a ACATE doou 21 computadores para instituições de Florianópolis. Anteriormente utilizados no laboratório do Núcleo de Desenvolvimento de Software de Florianópolis (SOFTPOLIS), os computadores passaram por manutenção antes de serem doados. A Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira, localizada no bairro Trindade, recebeu 12 computadores. Outra instituição de ensino, a Escola de Educação Básica Leonor de Barros, do bairro Itacorubi, recebeu seis computadores. A Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP) também foi beneficiada, recebendo três computadores. A ideia é que as doações possam auxiliar as instituições em suas rotinas administrativas e, no caso das escolas, para o apoio ao aprendizado dos estudantes.

Contato com instituições assistenciais

A ACATE também apóia entidades promotoras de ação social. Em 2009, por exemplo, a Associação promoveu e apoiou campanhas em prol da Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (SERTE), de Florianópolis. No final de 2008, a ACATE também mobilizou seus associados e funcionários para arrecadarem doações para as vítimas das chuvas em Santa Catarina. Alimentos, roupas, produtos de higiene e de limpeza doados lotaram dois caminhões e beneficiaram atingidos da cidade de Itajaí. As doações em dinheiro também contribuíram para adquirir itens de maior necessidade dos desabrigados.

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: