Ecossistema

04/abr/2016

A Idealize foi até São Paulo conferir as novidades do iMasters PHP Experience 2016!

Nos dias 21 e 22 de Março, aconteceu no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo, o iMasters PHP Experience 2016, um evento com foco na programação PHP. O evento reuniu cerca de 1.500 programadores brasileiros e estrangeiros, para palestras nacionais e internacionais, workshops, áreas de comunidade e diversas ações de networking, subdivididas em dois momentos: o primeiro dia com workshops e minicursos técnicos, e o segundo dia, com um congresso nos auditórios principais, salão de expositores, áreas de comunidades e festa de encerramento.

Nos dias 21 e 22 de Março, aconteceu no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo, o iMasters PHP Experience 2016, um evento com foco na programação PHP. O evento reuniu cerca de 1.500 programadores brasileiros e estrangeiros, para palestras nacionais e internacionais, workshops, áreas de comunidade e diversas ações de networking, subdivididas em dois momentos: o primeiro dia com workshops e minicursos técnicos, e o segundo dia, com um congresso nos auditórios principais, salão de expositores, áreas de comunidades e festa de encerramento.

Embora o evento tenha um cunho mais técnico, destinado ao pessoal que fica “por trás dos bastidores” – os programadores, vale salientar que o PHP é a base para construção das nossas lojas virtuais, e por esse motivo é importante manter-se sempre atualizado sobre a linguagem.

Já no primeiro dia, dando início aos trabalhos o evento contou com duas salas simultâneas para os workshops com grandes nomes como, Alexandre Brandão, Desenvolvedor Sênior Mundipagg; Felipe Sayão, Analista Desenvolvedor KingHost; Kemel Zaidan, Tech Evangelist Locaweb; Alexandre Paez, CTO Iugu; entre outros.

Entre os temas mais abordados no workshop, José Vahl, Product Manager da Sensedia falou sobre a importância dos desenhos e arquitetura na criação e manutenção de API, utilizado atualmente em larga escala para efetuar diversas integrações entre Sistemas. Em resumo, quanto mais relevância damos a essa questão, melhor e mais facilitada é a integração entre os sistemas, sendo totalmente necessária para acompanhar os avanços tecnológicos do mercado.

Outro momento de grande destaque do PHP Experience foi o workshop com Breno Oliveira, Líder Técnico da Moip, falando sobre Elastic Search: Turbinando sua aplicação PHP, que é um servidor de buscas que processa e exibe informações com uma velocidade drasticamente maior que um banco de dados comum. Na oportunidade Breno destacou como foi a implantação desse sistema dentro da Moip, que os resultados estão sendo muito positivos e além disso, forneceu várias dicas sobre como essa tecnologia pode (e vai) ajudar os sistemas de forma geral.

Entre um palestra e outra, o grande André Noel, muito conhecido entre os programadores por suas tirinhas no site www.vidadeprogramador.com.br, contou algumas curiosidades do mundo da programação, fazendo brincadeiras em forma de sorteio para o quem enviasse a foto do melhor recurso técnico, famosa “gambiarra”, que já foi visto nos sistemas. Pura diversão com interatividade, e tudo via Twitter.

Já no segundo dia, as palestras aconteceram nos auditórios principais, também em dois momentos separados. Na oportunidade, podemos compartilhar do conhecimento de grandes profissionais e empresas como, Sergio Gama, Cloud Technology Lead IBM; Marcelo Milhomem, Alexandre Gaigalas e Augusto Pascutti da Easy Taxi; Juliana Chahoud, Developer Advocate & Partner Engineer Twitter; Hussani Oliveria, PHP Developer Kanui; entre muitos outros.

Pablo Moretti, Product Development Manager do Mercado Libre na Argentina, contou o case do Mercado Livre utilizando Microservices para escalar os seus sites. Apenas por curiosidade, o Mercado Livre conta hoje com 1.500 servidores físicos. Esses servidores geram 20.000 virtual servers, que recebem em torno de 18 Milhões de requisições por minuto! Realmente para atender toda essa demanda, o processo precisa ser escalado, caso contrário os serviços não ficariam no ar.

Uma área com uma importância gigante no desenvolvimento de software, no entanto pouco difundida entre as empresas, deu o tema da palestra da Diana Arnos, Analista Desenvolvedora da Agrosmart, abordando o assunto de Pirâmide de Testes. Ficou bem claro para todos os participantes, que os testes unitários no desenvolvimento de software, os testes de services e também os testes de UI, nessa ordem de importância, são fundamentais para a entrega de software rápida e com qualidade.

Dando sequência, Bruno Ghisi, CTO Resultados Digitais, falou sobre Escalar times e salvar casamentos com o Continuous Delivery, ou seja, como a Resultados Digitais conseguiu sair de 300 clientes, para mais de 4.000 clientes em poucos anos e sem abrir mão de entregar qualidade de software e valor aos seus clientes, apenas escalando um grande time de desenvolvedores.

Pra fechar com chave de ouro e comemorar os 15 anos da iMasters, rolou ao final do evento a distribuição de chopp e cerveja ao som da banda criada dentro do evento por programadores e programadoras, com o apelido carinhoso de “The Elephant”, em alusão ao mascote do PHP que é um elefante azul.

Enfim, o evento fica de alicerce para aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre as linguagens, e além disso trazer novidades para as lojas virtuais e sites, desenvolvidos pela Idealize Tecnologia.

Se você gostou da matéria, ficou com alguma dúvida, ou simplesmente gostaria de dizer um olá, entre em contato conosco!

Ficaremos felizes em atender você. Um grande abraço e até a próxima!

Referências: iMasters PHP Experience 2016