Verticais

21/dez/2018

Meetup Ecossistemas IoT

Redes LPWAN, Parcerias e Cases de Uso Sigfox

No dia 05 de dezembro aconteceu no CIA Primavera o último Meetup Ecossistemas IoT do ano de 2018. O evento tratou de assunto como rede LPWAN, cases de uso e a rede Sigfox, onde recebemos a presença do empresário Guilherme Schubert, responsável pela área de desenvolvimento e inovação da empresa Sigmais.

 

A Sigmais, empresa de tecnologia criada há cerca de 1 ano e 5 meses tem como seu core business criar e desenvolver produtos com soluções para o segmento IoT. A empresa trabalha com o fornecimento de soluções completas de IoT, desde o desenvolvimento e fabricação de dispositivos até a camada computacional, ou até soluções customizadas, de acordo com a necessidade do cliente.

 

Guilherme iniciou contando sobre sua trajetória no mercado da tecnologia, com mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, implantação de redes ópticas e soluções tecnológicas, gerenciou a implantação de projetos de porte como o projeto de levar internet pública e gratuita com cobertura na área urbana das sedes municipais do estado do Acre. Implementou diversas redes satelitais e grandes redes ópticas. Especializou-se na implementação de redes sem fio de grande cobertura geográfica e atualmente atua como responsável pela área de desenvolvimento da empresa Sigmais

 

No evento, Guilherme ressaltou que o que trás agilidade à Sigmais é a capacidade de prototipar, customizar e validar a ideia tudo no próprio laboratório. Mostrou alguns dos dispositivos desenvolvidos pela empresa. Usando a tecnologia da rede Sigfox o primeiro dos produtos apresentados têm a capacidade de detectar sinais através de vibrações para saber se a máquina está ligada ou desligada e consegue prever quando será necessário um próximo reparo. O segundo dispositivo apresentado funciona como um sensor de estacionamento que possibilita a aquisição do status da vaga remotamente, livre ou ocupada.

 

Também foi ressaltado por Guilherme a importância do tripé na tecnologia da rede LPWan; baixo custo, alta cobertura e baixo consumo de energia. Por fim falou sobre a parceria com a WND group, operadora Sigfox na América Latina e no UK, que hoje já somam mais de 120 milhões de pessoas atendidas tendo 100% das capitais de estados atendidas.