A fim de facilitar a aproximação de empreendedores inovadores a potenciais investidores, a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) se tornou parceira da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) na organização dos Seed Foruns – eventos que enfocam processos de capacitação empresarial, nos quais os participantes têm a oportunidade de se apresentar a fundos de investimento e investidores anjos.
A fim de facilitar a aproximação de empreendedores inovadores a potenciais investidores, a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) se tornou parceira da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) na organização dos Seed Foruns – eventos que enfocam processos de capacitação empresarial, nos quais os participantes têm a oportunidade de se apresentar a fundos de investimento e investidores anjos. Os empresários selecionados para participar destes encontros passam por um processo de capacitação em conjunto com a equipe da área investimentos da FINEP, onde são orientados nos aspectos estratégicos de seu negócio.
“Desde 2007, a Finep realiza o Seed Forum, e, em 2011 ela começou a apostar em um modelo de parceria com a Anprotec, que consiste em aproveitar as redes locais de incubadoras para que estas entidades se transformem em uma espécie de replicadoras deste conteúdo. A ideia é que essas redes locais repassem o conhecimento do Seed Forum para as mais diversas regiões do país”, explica José Alberto Sampaio Aranha, que integra o Grupo Estendido de Dirigentes da Anprotec.
A intenção é disseminar e desenvolver a metodologia dos Seed Foruns, para que esses eventos também possam ser realizados por instituições parceiras.
A 10ª edição do Seed Forum, realizada em junho de 2011, no prédio da BM&FBOVESPA, em São Paulo, é um exemplo de sucesso desta parceria entre os associados da Anprotec e a Finep. Na ocasião, 15 empreendedores da região metropolitana de São Paulo e do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), um dos maiores centros de empreendedorismo e inovação da América Latina, apresentaram o plano de negócios de seus empreendimentos a uma plateia de investidores anjo.
O 11º Seed Forum FINEP, que ocorreu em outubro passado, também, resultou desta parceria e foi realizado pela Anprotec, Instituto Educacional BM&FBovespa, Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – REDETEC e Gávea Angels, com o apoio do BID/FUMIN.
Próximas edições
Neste ano, a parceria entre Anprotec e Finep prevê a realização do 12º Seed Forum, que ocorrerá no dia 17 de maio, em Porto Alegre. O evento terá o apoio de diversos associados da Anprotec, tais como TECNOPUC-RS, UFRGS/CEI, REGINP, além disso, contará com a participação da FIERGS/IEL, SEBRAE-RS, CRP Companhia de Participações, Anjos do Brasil – Núcleo RS e BID/FUMIN.
Vale ressaltar que, para participar do 12º Seed Forum é necessário que a empresa esteja em estágio pré-operacional ou operacional, com faturamento de até R$ 16 milhões/ano, tenha a inovação como elemento de diferenciação em seu mercado e sede no estado do Rio Grande do Sul.
Seed Forum Nacional
Durante o XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), pela Anprotec, a Finep pretende promover um Seed Forum Nacional, com o objetivo de apresentar os empreendimentos que mais cresceram em 2012.
“Esta parceria entre a Anprotec e a Finep é fundamental para o crescimento das empresas que estão saindo das incubadoras e que precisam dar um salto maior, já que o Seed Forum é uma iniciativa que ajuda os empreendedores a subirem esse degrau. Ele funciona como um trampolim para que as empresas que estavam incubadas possam ter acesso ao mercado de capitais”, conclui Aranha.
Assessoria de Imprensa da Anprotec
