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14/out/2022

Área Central, de Rio do Sul, cria vertical de franquias após conquista de sete redes em seis estados

Scale-up, associada à ACATE e especializada em sistemas para centrais de negócios, foca em plataforma para compras coletivas do franchising nacional, diz o CEO Jonatan da Costa

Área Central, scale-up catarinense e associada à ACATE é pioneira em plataformas de gestão e compras conjuntas para redes associativas e centrais de negócios, decidiu criar uma vertical para atender o mercado formado por redes de franquias com soluções tecnológicas.

A validação do novo negócio chegou com a conquista de clientes neste segmento e uma nova estrutura comercial que até o início de setembro foi capaz de fechar contratos com pelo menos sete redes de franquias nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás.

Com sede Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a empresa fundada em 2012 mapeou o segmento de franchising como estratégico para a expansão da companhia. A empresa fornece plataformas de gerenciamento para 212 redes associativas, com mais de 15 mil empresas ativas no Brasil. Em dez anos de atividade, a startup já movimentou mais de R$ 320 bilhões em transações de compras realizadas por redes associativas dentro de sua plataforma de gestão, além de um crescimento de tamanho multiplicado em 900 vezes entre 2012 e 2022.

Com o ingresso neste mercado, a Área Central brigará por uma fatia importante de clientes em um setor que está em pleno crescimento no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022. No período, o faturamento conjunto dos negócios do ramo chegou a R$ 43,38 bilhões frente aos R$ 39,88 bilhões no mesmo período do ano passado.

No começo da sua jornada em em 2012, a startup recebeu R$ 150 mil de um investidor-anjo e depois foi se mantendo com o próprio faturamento, crescimento e no momento não busca novos investidores. Os aumentos percentuais (a empresa não divulga os números totais) mais expressivos em faturamento foram registrados em 2017 (85%), 2019 (77%) e de 22% em 2020 e mais 31% no ano passado. Quanto ao volume de colaboradores, a empresa avançou de 14 em 2017 para 45 em 2021.

“Match” entre serviços e dores do mercado facilitam expansão

De acordo com Jonatan da Costa, fundador e CEO da Área Central, a decisão de investir numa nova vertical de negócios focada no franchising surgiu a partir de um dos sócios da companhia, Hugo Fabiano Cordeiro (CEO da BRCondos S/A e da HFPX Capital), que já reunia ampla expertise no segmento de franquias. Outro diferencial que pesou na inclusão do serviço foi o fato de o modelo de negócios dessas operações ser muito semelhante ao das redes e centrais de negócios já atendidos pela scale-up.

“Até então tínhamos dificuldade de encontrar novas contas com perfil semelhante a nossa atual persona, pensando na plataforma de gestão. Com as tentativas de alavancar a ‘Aceleradora’ — que fornece as Centrais de Negócios, mentoria, capacitação, networking e uma metodologia de aceleração — percebemos que as compras conjuntas poderiam servir como pitch para tentar entrar no universo das franquias novamente”, afirma Jonatan Costa.

Foi então que levantou-se novamente a bandeira das franquias como área estratégica para novos negócios, por meio de uma nova abordagem. “O Brasil tem cerca de 3 mil franquias. Nem todas as franquias operam com um modelo de negócio que comporte as compras conjuntas, mas nosso sistema está apto a agregar valor e tem potencial de negócio para cerca de mil contas ativas neste segmento hoje em território nacional”, estima.

Conforme o CEO da Área Central, as principais demandas deste mercado que a Área Central passa a atuar estão relacionadas com a captura de informações relevantes de compra das unidades franqueadas de forma automática, uma das principais dores neste segmento.

“Franquias que trabalham com um mix grande de produtos, têm necessidades recorrentes de compra destes itens, os franqueados são responsáveis por fazer as compras de forma individual, não trabalham com um ERP único em todas as unidades, não utilizam um operador logístico. Nós teremos capacidade de fornecer informação de compra em tempo real e proporcionar facilidade na gestão e nos processos utilizados por essas redes”, finaliza Jonatan Costa.

Setor desassistido favorece expansão

A Área Central atende mais de 20 setores da economia, incluindo os principais players do mercado varejista (supermercado, moveleiro e de construção civil). Nos últimos dois anos, a empresa vivenciou um avanço significativo sobre o mercado de clientes em potencial, considerando as centrais de negócios existentes no país. O avanço no número de empresas impactadas pelos sistemas da empresa alcançou a ordem de 160%, entre os anos de 2020 e 2022.

Jonatan considera o pioneirismo da empresa em um setor até então desassistido de soluções de gestão eficazes e a evolução de seus produtos em inteligência de mercado como os responsáveis pelo crescimento sustentável. “Quando lançamos a plataforma da Área Central, nos tornamos a primeira solução brasileira feita sob medida para centrais de negócio. Isso nos permitiu gerar um conhecimento muito grande deste mercado e resultou em uma cobertura de 70% no segmento de redes associativas, dentre clientes, prospects e projetos em negociação”, destaca.

*Fonte: SC Inova/Foto: Divulgação