fbpx

Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

A tecnologia como aliada na retomada das cirurgias eletivas

O setor de saúde tem passado por transformações rápidas neste ano. O enfrentamento de uma das pandemias mais marcantes da história recente, causada pelo novo coronavírus, alterou de maneira definitiva a organização laboral e financeira das operadoras de saúde. Com pesquisas e maior conhecimento sobre a doença, aos poucos, há um movimento de reorganização das demandas e, consequentemente, a retomada de algumas rotinas. Uma delas consiste na realização das cirurgias eletivas.

No mês de março, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a flexibilização dos prazos para a realização de cirurgias de caráter eletivo. No entanto, nas últimas semanas, esses prazos foram restabelecidos e a retomada desses procedimentos passou a acontecer de maneira gradativa (em algumas regiões, conforme cada realidade). Diante desse cenário, é inegável que a demanda reprimida dos meses anteriores pode impactar nas rotinas operacionais, nos custos e na qualidade de atendimento ao paciente.

Diante deste cenário, a Gestão OPME, healthtech sediada em Florianópolis, com clientes corporativos em todo o Brasil, tem disponibilizado uma plataforma exclusiva que centraliza e otimiza, de forma digital, os processos de segunda opinião médica especializada e junta médica para operadoras de saúde: o AdviceMed. A solução pode ser uma excelente aliada para a análise das demandas de cirurgias eletivas, a gestão adequada de recursos financeiros das operadoras de saúde e para dar vazão aos processos de solicitações de procedimentos médicos, parados durante os últimos meses.

Funcionalidades que agregam valor às rotinas e resolvem impasses

O serviço, inédito no País, já faz parte da rotina de dezenas de operadoras de saúde. Contempla desde o gerenciamento das informações ao suporte de especialistas, que realizam a pesquisa e conexão com o médico desempatador do caso. A plataforma também notifica eletronicamente todos os envolvidos no processo (médicos e paciente) e monitora os prazos, conforme padrões da ANS.

São mais de 150 profissionais cadastrados, de diferentes especialidades médicas, todos previamente validados por um processo de certificação técnica. Dessa forma, até mesmo as operadoras que estão localizadas em regiões com pouca disponibilidade de especialistas conseguem garantir a imparcialidade das análises. “A solução proporciona mais agilidade para a resolução dos impasses técnico-assistenciais e tem contribuído para que nossos clientes consigam dar vazão à demanda reprimida dos últimos meses”, explica Andréa Bergamini, diretora técnica da Gestão OPME.

Resultados significativos em pouco tempo

A solução AdviceMed também disponibiliza um dashboard exclusivo, que mostra ao cliente o custo evitado relacionado a procedimentos sem embasamento técnico científico, bem como apresenta a melhor decisão para o paciente, a partir da análise detalhada e criteriosa dos processos enviados, realizada por médicos renomados em cada especialidade. “A partir do dashboard é possível criar indicadores de consumo, observar a recorrência de pedidos médicos e consultar os processos enviados via plataforma”, pontua Rodrigo Bergamini, CEO da Gestão OPME.

Os resultados expressivos são facilmente observados junto aos clientes que contrataram a solução. Um exemplo consiste em uma operadora de grande porte, localizada na região Sudeste do País. Em apenas seis meses, foram identificados e evitados, via plataforma, mais de R$ 6 milhões em solicitações de procedimentos e materiais sem fundamentação técnica ou evidência científica para utilização.

Andréa Bergamini salienta que não realizar um determinado procedimento, que não possui evidência científica de benefício ao paciente, e adequar os materiais utilizados favorece principalmente ao beneficiário. “Esta situação, garante o atendimento realmente indicado ao paciente, sem a realização de procedimentos invasivos e desnecessários, o que lamentavelmente acontece com frequência”.

A solução AdviceMed pode ser adotada por operadoras de saúde de diferentes portes e é utilizada em todo o Brasil. “Os resultados observados junto aos nossos clientes nos mostram como a tecnologia aliada ao conhecimento técnico especializado pode ajudar no equilíbrio dos custos das operadoras e na saúde e bem-estar do paciente”, finaliza Rodrigo Bergamini.


Deixe seu comentário