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Conheça o ACATE Startups programa que reúne oportunidades para startups catarinenses

O programa ACATE Startups possui o propósito de atuar como parceiro relevante na criação de um ambiente que promova o crescimento das startups catarinenses. Desde 2016, o programa reúne uma série de oportunidades para quem está começando: convênios, isenção de mensalidade, benefícios com parceiros, eventos, mentores e muito mais. 

O ACATE Startups apoia-se em 4 principais pilares, que juntos se estruturam para auxiliar as novas empresas de tecnologia do ecossistema catarinense. O primeiro pilar são os perks e convênios com parceiros – como Google Cloud, Pipefy e HubSpot – disponíveis para potencializar o crescimento das startups.

O segundo pilar baseia-se na formação empreendedora, sendo o principal projeto o Programa de Mentorias. Construída em parceria com a Rede de Inovação Florianópolis, a iniciativa visa promover a conexão entre profissionais referência do ecossistema às startups associadas do ACATE Startups e/ou que sejam participantes dos programas estratégicos LinkLab e MIDITEC. Os Mentores se colocam à disposição das startups para fornecer conselhos, sanar dúvidas e auxiliá-las no processo de desenvolvimento de suas empresas. As áreas de expertise dos mentores são: marketing, vendas, produto/tecnologia, finanças, jurídico, internacionalização, captação de investimento, gestão de pessoas e propriedade intelectual.

O associativismo, terceiro pilar do programa, é posto em prática por meio da isenção de mensalidade da ACATE durante o período de um ano, permitindo às startups se inserirem com maior facilidade ao ecossistema. Além disso, após esse período, a startup recebe mais 6 meses com 50% de desconto na mensalidade. 

Por fim, o quarto e último pilar consiste em networking. Além de eventos pontuais, a principal entrega do programa neste pilar é o recém criado Grupo Marketing e Vendas ACATE Startups. O grupo surgiu com o propósito de mapear e diagnosticar as maiores dores e expertises das áreas de marketing e vendas das startups associadas, com o objetivo de criar um grupo que entregue valor aos empreendedores representantes das áreas. Além disso, busca gerar conhecimento, conexões e troca de experiências entre as lideranças a partir das principais demandas e necessidades das empresas. 

Atualmente, fazem parte do programa mais de 230 startups que se enquadram nos requisitos: possuir até 3 anos de criação, até 15 funcionários e apresentar faturamento de até R$ 360 mil no ano anterior.

Desafios e expertises das startups

Por meio de uma pesquisa com as startups participantes do grupo Marketing e Vendas, foi identificado que quase 50% das startups trabalham com B2B e 14% com B2B2C.  A pesquisa mostrou que 30% das vendas do grupo são realizadas pelos próprios CEOs e 10% pelo time comercial e CEO. Também foi possível analisar pontos de expertise e desafios enfrentados nas áreas comerciais e de marketing.

Dentre os principais desafios mapeadas no setor comercial das startups estão a dificuldade para agendar mais reuniões de vendas, aumentar as conversões de vendas, a construção  de listas de prospecção e o alinhamento entre os setores de marketing, vendas e customer success. Já entre as principais expertises identificadas estão a capacidade de organização de processos de vendas em um CRM, realizar alinhamentos entre os setores de marketing, vendas, customer success e a construção da lista de prospecção. Algumas das expertises dos participantes do grupo são convergentes com os desafios enfrentados pelas demais startups. Portanto, percebe-se a sinergia do grupo em mútuo desenvolvimento. 

Na área de marketing foram identificados desafios em relação à geração de leads qualificados, o engajamento nas redes sociais, a construção de fluxos de nutrição e a formação de autoridade. Quantos às expertises, destacaram-se automações em geral, a manutenção da gestão de rotina, construção dos processo de marketing e de fluxos de nutrição.

Caso você acredite que pode auxiliar as startups a sanarem algum dos desafios descritos, é possível apoiar as startups por meio do Programa de Mentorias e das participações nos encontros do grupo Marketing e Vendas. Envie um e-mail para startups@acate.com.br para saber mais!

A ACATE oferece ainda outras oportunidades para o fomento da inovação e da tecnologia catarinense. Aproveite e acesse a página do acate startups e acompanhe as nossas notícias.


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