Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Ailos Apresenta: O Investimento a seu favor

Por Marcelo Bueno de Moraes, Gerente de Produtos e Negócios da Central Ailos

Investir bem só traz benefícios. Para empresários os investimentos são ainda mais vantajosos quando se tornam estratégicos para o crescimento dos negócios.

Mas, como acertar na estratégia do investimento? Primeiro é fundamental conhecer as opções disponíveis no mercado, entender ganhos e riscos de cada uma. Para isso, é recomendável pesquisar muito, juntar todas as informações possíveis e conversar com um especialista. A avaliação do investimento ideal pode variar de acordo com os objetivos e perfil de cada empresa.

No cooperativismo de crédito, por exemplo, a rentabilidade das opções de investimentos é superior às opções semelhantes existentes no mercado financeiro. As cooperativas também dispõem de colaboradores qualificados para explicar sobre as diferentes alternativas e avaliar o que dará mais resultado, considerando o perfil investidor de cada cooperado.

Outro diferencial importante do cooperativismo é o foco no desenvolvimento regional. Ou seja, ao aplicar recursos em uma cooperativa de crédito, o cooperado não está somente recebendo benefícios para si, mas contribui com a geração de renda local e/ou do semento em que a cooperativa atua. Isto porque o propósito cooperativista é promover a cidadania financeira e dedicar esforços para o crescimento sustentável do seu segmento e das comunidades, sendo que todo o lucro gerado com suas operações retorna para seus cooperados.

As 13 cooperativas que integram o Ailos – Sistema de Cooperativas de Crédito, oferecem três tipos de aplicações: pós-fixada, pré-fixada e programada.

Conheça as peculiaridades de cada uma delas:

Pós-fixada: nela, a rentabilidade acompanha a variação do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), que nada mais é do que a taxa de juros utilizada pelas instituições para empréstimos entre si, de acordo com as necessidades. A média das taxas resulta no CDI. A aplicação possui diferentes opções de carência e rendimento proporcional ao valor e período aplicado. A liquidez é imediata. O investidor, caso precise, pode resgatar o dinheiro a qualquer momento. Caso isso não ocorra, no vencimento o total retorna para a conta do cooperado.

Pré-fixada: essa é voltada para os empresários que têm uma meta definida e querem saber exatamente a rentabilidade obtida ao final do contrato, sem variações. O rendimento é calculado de acordo com o CDI da data da contratação da aplicação. O resgate também pode ser feito a qualquer hora, sendo automático no vencimento.

Programada: esta aplicação é indicada para programar pagamentos dos funcionários como férias e 13º. Com a reserva mensal de valor definido pelo empreendedor, o dinheiro é debitado automaticamente da conta. A maneira mais fácil e prática de investir. Nela, a cada 30 dias a rentabilidade é disponibilizada. Não há qualquer cobrança de taxa ou tarifa e a remuneração é de acordo com o CDI do dia.

Independentemente do tipo, os investimentos vão muito além do capital. São uma forma de planejar o futuro da empresa, programar novas compras e ampliação a longo prazo e garantir solidez caso haja imprevistos.

As cooperativas integrantes do Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.


Deixe seu comentário