Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Case LinkLab: Koerich otimiza processos e aumenta produtividade através da conexão com a startup Donc!

Koerich otimiza processos e aumenta produtividade em parceria com a startup Donc!, através do LinkLab

A corporate Koerich, uma das maiores empresas do varejo em SC, encontrou através do LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, uma solução para melhorar seus processos de logística no setor de montagem. Por meio de um desafio, o Koerich se conectou à startup Donc!, fornecedora de tecnologia para gestão de serviços externos.

O desafio do Koerich estava na necessidade de facilitar a logística e comunicação interna, com seus montadores, além de aprimorar a comunicação externa, com seus clientes. A dificuldade identificada pela corporate era que o montador precisava ir até a loja e aguardar a impressão das ordens de serviço para então realizar seu trabalho. Essa situação demandava tempo e gasto com impressões, em torno de 30 mil páginas por mês. Com o auxílio de uma tecnologia desenvolvida pela Donc!, o Koerich pode agilizar este processo, e também, diminuir o número de impressões. 

O aplicativo de smartphone agora utilizado pelo Koerich apresenta a distribuição de ordens de serviços, rastreamento de rotas, funcionamento off-line e comunicação automatizada com o cliente. A inovação no setor de montagem garante que os montadores iniciem seu dia com as ordens de serviço em mãos e melhorem sua produtividade em cerca de três a quatro horas diárias.

Todo o processo de desenvolvimento da tecnologia pela Donc! foi pautado nas experiências e necessidades dos colaboradores e dos clientes.  Maurílio Stelzner, supervisor de montagem externa do Koerich, destaca que a conexão com a startup atingiu seu objetivo.”A parceria com a Donc! foi muito feliz, existiu de fato uma proximidade e interesse no desenvolvimento da solução. As etapas e entregas foram cumpridas conforme alinhado inicialmente e o objetivo principal foi alcançado com sucesso: melhorar a experiência do cliente.” 

A Donc!, através da parceria com a Koerich, se especializou no desenvolvimento de tecnologias para equipes de grandes varejistas. “A troca de conhecimento e o sucesso do case nos deram a autoridade de mercado que fez toda a diferença no crescimento da Donc!, e permitiu com que nossa empresa entregasse ainda mais valor para nossos clientes”, afirma Thomás Pessoa, CEO da Donc!.

A experiência com o LinkLab

O programa de inovação aberta estabeleceu a conexão entre ambas as empresas através dos desafios, em que mais de 30 médias e grandes empresas, entre elas o Koerich, buscam aprimorar seus resultados com o auxílio de soluções de startups. 

O gestor de logística do Koerich, Jean Laurindo, destaca a sua experiência com o LinkLab: “O LinkLab foi uma oportunidade muito gratificante, pois nos apresentou uma gama de startups qualificadas para atender uma demanda específica na prestação de serviços. Facilitou a comunicação com as Startups com o perfil que definimos, preparou o ambiente físico para as reuniões de alinhamentos, acompanhou todas as rotinas até o fechamento do contrato proporcionando segurança entre corporates e startups. Com certeza essa articulação foi importantíssima para tomarmos a decisão de contratar os serviços e softwares de uma empresa terceira.”

Para as startups, o LinkLab representa uma oportunidade dessas empresas realizarem negócios, e também, conhecerem as necessidades do mercado e, dessa forma, aprimorarem seus produtos e serviços. O CEO da Donc! ressalta a atuação do LinkLab: “O LinkLab não só conecta as corporates com as startups, mas acompanha organizadamente o desenvolvimento dos projetos e educa ambas as partes para o processo de inovação aberta. Isso faz toda a diferença no resultado dos projetos. Nós da Donc! ficamos felizes em participar de uma iniciativa tão inovadora e aprender com todos do Ecossistema.”

Para acompanhar os desafios das corporates do LinkLab, acesse a página de desafios do programa. E também, cadastre-se para receber os desafios, assim que lançados, através de e-mail.

Confira outros conteúdos do Blog da ACATE, como o case da rede de supermercados Hippo em parceria com a startup de logística Equilibrium. Saiba também as vantagens de participar de uma incubadora de desenvolvimento e de estar em um centro de inovação.


Deixe seu comentário