Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Como a estratégia organizacional pode impulsionar a inovação?

Como a estratégia organizacional pode impulsionar a inovação?

A cultura organizacional é o jeito de ser de uma empresa. Consciente ou inconsciente, a criação de um negócio, a formação de uma equipe, os relacionamentos e a maneira de comunicar, organizar e incentivar convergem para a concretização de uma cultura. 

A prosperidade de uma empresa vai além de bons resultados. A manutenção deles depende também da inovação, da criatividade e de espaço para experimentar. Muitos gestores têm formado times de inovação dentro das empresas, o que fortalece as estratégias, mas devem estar atentos aos limites que essas ações podem levar. A inovação nasce das pessoas, portanto todos os colaboradores devem ser incentivados a inovar, construindo um ambiente colaborativo, em que a inovação é uma atividade coletiva. Não se deve atrelar o senso e o norte de inovação a uma única equipe.

A cultura organizacional estratégica impulsiona a experimentação em todas as áreas de um negócio e ainda vai além. Daniel Alves, CEO da Innoway, empresa especializada em cultura de inovação, destaca que é necessário enxergar que a inovação não está apenas nos produtos e serviços, “é necessário trabalhar em melhorias para a vida dos colaboradores, para os interesses dos clientes, ter um olhar para a indústria e para a comunidade em que a empresa está inserida.”.

A cultura de inovação é uma das formas de promover uma cultura organizacional consciente e aberta à experimentação. As empresas precisam diagnosticar suas fragilidades e oportunidades para desenvolver estratégias inovadoras a longo prazo. Dessa forma, os resultados tornam-se descentralizados e constantes na evolução das empresas.

Innoway

A empresa de inteligência para inovação, Innoway, lança em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), um software especializado em cultura de inovação. A Innoway é uma plataforma que através de dados, inteligência digital e análise de experts orienta as empresas o caminho para evoluir sua cultura de inovação. orienta as empresas o caminho para evoluir sua cultura de inovação. 

Por meio de um diagnóstico avançado realizado com perspectivas de todos os colaboradores da empresa, a plataforma Innoway identifica o nível da cultura de inovação e apresenta de maneira didática os pontos de atenção que devem ser trabalhados e as categorias em que a empresa já atinge bons índices. 

Cultura de inovação de cada empresa

A partir dos resultados que a plataforma Innoway disponibiliza, é possível desenvolver  estratégias customizadas, diretamente relacionadas com as necessidades da empresa. Essas estratégias podem ser em formato de projeto composto por “moonshots” e respectivos planos de ação, ou pelo Innovation Blueprint, ou seja, estratégias gerenciais para a evolução da cultura de inovação.O sistema de inteligência digital da Innoway é exclusivo e garante dados de qualidade, disponíveis em multicanais e com segurança de todas as informações coletadas. Assim como análises estatísticas avançadas. 

>>Quer saber mais sobre a plataforma, clique aqui.<<

Maturidade em inovação

A Innoway em parceria com a ACATE oferecerá um selo de inovação às empresas de tecnologia que se destacarem em suas culturas de inovação. O selo tem o objetivo de reconhecer a maturidade de inovação das organizações em Santa Catarina. Essa certificação tem o mesmo propósito do selo “Great Place to Work” e visa incentivar a cultura de inovação dentro das empresas no estado. 

>>Confira também os artigos “O que é cultura de inovação” e “Como impulsionar a cultura de inovação nas empresas para avançar nos resultados”, escrito por Iomani Engelmann, presidente da ACATE. Esses e outros conteúdos estão disponíveis no Blog da ACATE.<<


Deixe seu comentário