> Como estimular e manter uma equipe inovadora? - Acate ">
X

Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Como estimular e manter uma equipe inovadora?

Por Rodrigo Imthurn, Superintendente de Operações e Produtos da Central Ailos

Inovação é o que hoje pode manter a solidez de uma empresa. Mas não somente a tecnologia, que também é muito importante. Os avanços tecnológicos para aperfeiçoamento dos processos são fundamentais no desenvolvimento organizacional, porém, por si só não garantem a sustentabilidade dos negócios. Se o seu concorrente tem acesso à mesma tecnologia que você, ou ainda melhor, como a sua empresa será diferente?

A inovação pura, como essência, como cultura é o que vai tornar a sua empresa destaque. Criar um ambiente inovador pode não ser algo tão repentino, mas também não é complicado, basta começar. Veja essas três dicas simples e indispensáveis para que você tenha e consiga liderar uma equipe inovadora.

  1. Simplicidade e abertura

Oportunize a participação de seus colaboradores. Se a sua empresa possui desafios estratégicos, lance-os a todos. Coloque seu time para pensar livremente em formas de melhorar as entregas. Faça-os sentirem a experiência dos clientes e usuários de fato, sem simulações. Estimule momentos de brainstorm e dê abertura a todo o tipo de ideia que surgir. Sem formalidades. Crie espaços simples para a liberdade de criação, a criatividade vem do CPF e a inovação acontece no CNPJ. E, muito importante: incentive tentativas e permita que a sua equipe erre.

  1. Provoque o dinamismo

Promova ferramentas que impulsionem a mudança. Não espere, aja rapidamente. Esteja atento ao que acontece diariamente para evitar o comodismo entre os colaboradores. Crie desafios constantes e reconheça quem participa, quem avança, quem sai da sua zona de conforto. Aperfeiçoe sua equipe sempre.

  1. Valorização e Comprometimento

Cada ideia deve ser valorizada. Tente transformar pequenas ideias em algo maior. Não menospreze nenhuma das tentativas. Envolva-se com toda a sua equipe. Valorize quem merece, você vai perceber que alguns se destacam e é importante reconhecer. Mas encontre virtudes em todos e prestigie publicamente. E o principal: comprometa-se sendo exemplo. Compartilhe também suas ideias, mostre que você faz parte, que está junto. Tenha uma postura inovadora, ousada e se dê também o direito ao erro.

E seja você a referência da sua equipe. Leia muito, busque a todo momento conhecimento atual de mercado. Participe de eventos do seu setor, invista no seu aprendizado. Sempre que encontrar um material interessante, compartilhe com sua equipe, promova o crescimento de quem está com você.


Deixe seu comentário