Energias renováveis geram oportunidades a negócios, sustentabilidade e economia
A popularização de tecnologias que utilizam fontes de energias renováveis se expande no mundo e traz benefícios à sustentabilidade, como redução do impacto ambiental, além de aumentar a economia no […]
A popularização de tecnologias que utilizam fontes de energias renováveis se expande no mundo e traz benefícios à sustentabilidade, como redução do impacto ambiental, além de aumentar a economia no bolso dos consumidores.
No Brasil, 83% da matriz elétrica brasileira é gerada a partir de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. As principais fontes de energia limpa utilizadas no Brasil são hidrelétrica, solar, eólica e de biomassa. Outros exemplos são fontes geotérmicas e de hidrogênio verde.
As tecnologias com soluções sustentáveis também permitem a autoprodução de energia e maior eficiência energética com inovações para gestão e armazenamento de energia através do uso de baterias e equipamentos modernos que consomem menos, o que gera maior economia nas contas para quem decide investir.
E o desejo de baixar o preço pago pelo consumo de energia é representado por 84% dos consumidores brasileiros, que afirmam já estar tomando medidas voltadas para a redução de custos, conforme aponta a pesquisa Energy Consumer Survey, produzida pela multinacional de auditoria e consultoria Ernest Young. Além disso, mais de dois terços dos brasileiros mostram-se interessados por fontes renováveis, geração doméstica de energia e novos produtos e serviços. O estudo ouviu mais de duas mil pessoas no Brasil em 2022, além de consumidores residenciais da China, Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Além dos diversos benefícios para os consumidores, as energias renováveis possuem oportunidades para os negócios. O promissor mercado relacionado à transição energética abre portas para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e novos modelos de negócios.
Oportunidades para negócios com energias renováveis
Uma das oportunidades está no Mercado Livre de Energia, que a partir de janeiro de 2024, as pequenas e médias empresas que utilizam voltagem acima de 2,3 quilovolts (kV) poderão optar por escolher qual fornecedor de energia irão contratar, ou seja, outras empresas além das concessionárias poderão comercializar energia. Este novo formato permite a negociação de custos com os fornecedores e entre outras vantagens, a compra de combos com outros serviços além da energia elétrica, como consultorias para a eficiência energética e a certificação de utilização de energias renováveis.
Com o certificado de energia renovável, também conhecido pela sigla RECs, as empresas comprovam o compromisso com a sustentabilidade e o uso de energias limpas. Neste serviço, os negócios investem em energia renovável produzida por empresas geradoras com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono e recebem o certificado após a produção de um megawatt-hora (MWh) em determinado período de tempo.
Promover as energias limpas é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos”. A utilização de energias renováveis também contribui para consumo e produção responsável de recursos, a sustentabilidade e é uma das formas de avançar em medidas contra a mudança global do clima.
Outras oportunidades para negócios relacionadas à energias renováveis foram temas de uma dos bate-papos realizados pela ACATE em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O conteúdo está disponível no canal de YouTube da ACATE e foi ministrado por Diogo Seixas, CEO da EVPV Power, e Cesare Quinteiro, CEO da movE. Ambos os especialistas trataram sobre a integração da energia solar com veículos elétricos. Para assistir na íntegra, clique aqui.
Como a ACATE apoia empresas no segmento de energia?
A ACATE possui um grupo que reúne mais de 60 empresas do segmento para fomentar a tecnologia e a inovação. A Vertical Energia congrega negócios que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o setor de energia, entre elas para: telemedição, controle de geração de energia, circuitos integrados, automação, proteção e controle de subestações, diagnóstico de falhas e prognóstico da vida útil de sistemas de energia elétrica, geração distribuída, fontes de alimentação CA/CC e entre CC/CC, entre outras. Saiba mais sobre a Vertical de Negócios de Energia da ACATE.
Além disso, o programa de inovação aberta da ACATE, o LinkLab, possui grandes e médias empresas do setor de energia entre as parceiras que já inovaram junto ao ecossistema de startups catarinense, como a Eletrobras, CTG Brasil, Celesc, Engie, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O programa divulga periodicamente desafios de corporates para serem solucionados pelas startups. Confira as oportunidades abertas e cadastre-se para receber os desafios através do e-mail.
*Foto: Zbynek Burival/Unsplash
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
- Artigos