Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Grupo temático Mulheres ACATE promove evento sobre diversidade no ecossistema de tecnologia catarinense

O GT Mulheres ACATE realizará no dia 23 de junho, às 18h no lounge do CIA Primavera, evento temático com foco no assunto diversidade, inclusão e acolhimento no universo tech de empresas de Santa Catarina. #SouMulherAcateDiversidade é o segundo evento realizado pelo grupo, que tem como propósito dar voz e proporcionar o protagonismo feminino dentro do ecossistema de inovação. Dividido em três trilhas de conhecimento, a programação contará com talks, workshop e um report sobre o cenário de diversidade na região e ação de vagas e oportunidade.

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria global Thoughtworks mostra que nas equipes de tecnologia do Brasil, 68% dos profissionais são homens, e apenas 31,7% são mulheres. Para Betina Zanetti Ramos, diretora do GT Mulheres ACATE: “O nosso principal propósito é trazer um protagonismo para as mulheres”, revela, “queremos trazer protagonismo feminino para o nosso ecossistema e torná-lo referência também nos aspectos de diversidade e inclusão no universo Tech.”F

Criado em Abril de 2018, o Mulheres ACATE, da Associação Catarinense de Tecnologia, surge com o propósito de tornar o ecossistema mais inovador, igualitário e diverso. Carolina Oliveira, fundadora da Ellas Consultoria e Assessoria, e coordenadora de diversidade do GT, pontua a importância do evento, “Ele tem como objetivo educar, acolher e incluir”, explica, “Buscamos, entre nossos speakers, trazer a maior quantidade de marcadores sociais possíveis.”

As trilhas pontuam temas que aprofundam o que é diversidade: a primeira trilha, “Diversidade em pauta”, tem como foco trazer um olhar multifacetado sobre as problemáticas da exclusão corporativa, com speakers que vão introduzir o conceito de “lugar de fala.” Já a segunda, “Diversidade é um bom negócio”, mostra como as corporações só têm a ganhar ao investirem em políticas sociais que promovam a equidade de gênero e a diversidade. A terceira e última trilha, “Diversidade amplia horizontes”, a meta é compartilhar boas práticas na área de recrutamento e comprovar que a área de gestão de pessoas é uma forte aliada à diversidade.

“Acredito que a diversidade seja um ponto principal para o crescimento das empresas, principalmente as de tecnologia. Empresas são formadas por pessoas, e a inovação vem através delas, andando juntamente com a diversidade”, explica Carolina. 

O evento contará com workshop e núcleo de oportunidades

Além das trilhas, o “Mulheres ACATE: Diversidade” terá o workshop “Diversidade Amplifica Horizontes”, coordenado por Ana Carolina Prado, coordenadora de conhecimento e capacitação da Softplan. A proposta é incentivar a platéia a viver uma situação de empatia junto aos marcadores de diversidade.

A parceria entre o Núcleo de Diversidade do Mulheres ACATE e  o Núcleo de Oportunidades irá apresentar um report sobre a diversidade atual no ecossistema de tecnologia. O grupo reuniu diversas pesquisas realizadas sobre o tema, que refletem a realidade atual do universo tech junto à diversidade. 

Na agenda de próximos eventos, o grupo planeja realizar o último #SouMulherAcate direcionado para o empreendedorismo feminino. O evento terá como foco falar com as mulheres que atuam como líderes, CEO, founders e interlideranças no ambiente corporativo. 

SERVIÇO

#SouMulherACATE – Diversidade

Data: 23/06

Horário: 18h às 20h30

O evento será híbrido.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/soumulheracate-diversidade/1563210


Deixe seu comentário