fbpx

Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Mentoria para startups: um importante atalho para sua jornada empreendedora

Empreender não é tarefa fácil. Envolve diversos desafios e muitos são os obstáculos encontrados ao longo do caminho. O que difere o empreendedor de sucesso daqueles que abrem mão de seus projetos durante a jornada é a persistência e a resiliência para enfrentar as dificuldades que, apesar de árduas, sempre trazem aprendizados e crescimento profissional.

A boa notícia é que existe uma forma de minimizar esse processo de amadurecimento e de aprendizagem por meio da figura do mentor, um profissional que já tem conhecimento de mercado, já viveu diversas experiências parecidas e aprendeu com as dificuldades. Por ter essa bagagem prévia, o mentor consegue dar suporte ao empreendedor nos momentos de dúvidas e tomadas de decisão.

As mentorias são um dos principais diferenciais do programa StartLab, que promove a conexão entre empreendedores residentes e profissionais do mercado, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do negócio e da própria trajetória do empreendedor.

Esse é o caso, por exemplo, da Ritmo do Esporte, uma das startups residentes do StartLab, que vem sendo mentorada e impulsionada por Marcos Paulo Matias, CEO da Clipescola. A visão de um profissional de fora tem garantido à startup alguns atalhos no processo de aprendizagem e também mais tranquilidade e clareza nos desafios enfrentados. “Durante o dia a dia somos bombardeados por muitas informações e isso acaba nos deixando um pouco perdidos. É muito bom contar com alguém de fora para nos guiar e mostrar que as coisas podem ser mais simples do que imaginamos”, diz Álvaro Borges, CMO da Ritmo do Esporte.

Álvaro complementa que tem sido muito enriquecedor passar, junto com um mentor, por toda a jornada da empresa, desde a validação de mercado, construção do produto até a estruturação do processo de vendas. “A Clipescola já passou por diversas barreiras de mercado que nós estamos enfrentando agora e isso nos dá um direcionamento muito importante”. A partir de sua própria vivência profissional, Matias pode mostrar à Ritmo do Esporte como mudar o rumo da empresa para se adequar à demanda de mercado e sobre as possibilidades de escalar em um mercado saturado. “Foi a mentoria que nos guiou o caminho para uma oportunidade que até então não vislumbrávamos”, afirma Luciano Marin, CEO da Ritmo do Esporte.

Saiba mais sobre o StartLab, o programa da ACATE voltado às startups em fase inicial, com foco na criação, estruturação e validação de negócios para conquista de mercado, que está com inscrições abertas até o dia 26 deste mês (26/01/2020).


Deixe seu comentário