Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

O que é um Centro de Inovação?

Um Centro de Inovação é uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Esses espaços são propícios para o compartilhamento de ideais, experiências criativas, networking e parcerias. São oferecidas salas para locação a empreendedores, startups ou projetos de pesquisa e desenvolvimento que desejam inovar e desenvolver modelos de negócios junto à outros atores do ecossistema. Nesse sentido, os Centros de Inovação incentivam a prototipação, produção e comercialização de serviços, processos e produtos tecnológicos.

Habitats de Inovação 

O ecossistema de inovação é formado por diversos atores e espaços. Ambientes diferenciados que propiciam compartilhamento de conhecimento e experiências criativas são denominados Habitats de Inovação. São lugares que unem talentos, tecnologia, capital e conhecimento com objetivo de estimular o networking e parcerias entre os envolvidos. Existem diversos tipos de habitats de inovação, dentre eles, as incubadoras de empresas, os parques tecnológicos, aceleradoras, polos tecnológicos e também centros de inovação.

Caminhos para a inovação

Cada Centro de Inovação tem o papel de ativar o ecossistema local e desenvolver uma cultura que possibilite gerar e escalar negócios inovadores. Por isso, é preciso entender que a inovação acontece principalmente pelo fluxo de ideias entre diferentes pessoas. Logo, é necessário a integração entre os atores do ecossistema. Assim, esses espaços têm a função de motivar, informar e conduzir empreendedores a compartilhar ideias, colaborar com outras equipes e criar modelos de negócios em conjunto.

Empreendedores credenciados aos centros podem utilizar de instrumentos de políticas públicas, como subsídios, além de dispor de uma série de instalações, serviços, mentorias e consultorias compartilhadas que visam otimizar as atividades entre a pesquisa e a comercialização das soluções tecnológicas elaboradas nesses espaços.

Centros de Inovação em Florianópolis

Em Florianópolis, existem quatro Centros de Inovação credenciados à Rede de Inovação, projeto pioneiro da Prefeitura Municipal em parceria com a ACATE. Denominados CIA Primavera (na Rota da Inovação, no bairro Saco Grande), CIA Downtown (Centro de Florianópolis), CIA Sapiens Parque (Norte da Ilha, em Canasvieiras) e Soho (No continente, no bairro Coqueiros). Os 4 centros também se conectam e atuam em sinergia com os 14 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios. 

A Rede de Inovação Florianópolis investe, por meio dos Centros de Inovação, em capacitações, eventos, maratonas de tecnologia e inovação, aumento no acesso a investidores e atração de negócios para a cidade. Desde 2018, já produziu 662 eventos ao público, impactou mais de 13 mil pessoas e recebeu 4 mil pessoas em 491 visitas técnicas. 

Os Centro de Inovação em Florianópolis possuem um Escritório de Promoção à Inovação (EPI), local destinado à orientação e suporte ao empreendedor. Esses espaços estão disponíveis para aqueles que desejam abrir negócio na cidade e também para os que já possuem. Já foram registrados mais de mil atendimentos, que durante a pandemia estão sendo realizados de maneira online e presencial. Dúvidas também podem ser tiradas pelo chat online disponível no site do projeto. Além disso, o portal divulga notícias e eventos inovadores e tecnológicos que acontecem no município.

Caso tenha interesse em visitar e conhecer um Centro de Inovação em Florianópolis, agende sua visita ou faça um tour virtual.

FAPESC

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fapesc, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é um entidade parceira da Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consoante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.


Deixe seu comentário