Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Startup Indicium chega aos ecossistemas nacional e internacional através do LinkLab

Por meio de eventos, o LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, proporcionou à startup Indicium a conexão com a Whirlpool, corporate líder no mercado de eletrodomésticos que possui atuação em diversas regiões do Brasil, além de países da América Latina e Estados Unidos. A startup florianopolitana e associada à ACATE, fundada em 2017, fornece serviços que auxiliam empresas na tomada de decisões através do uso de dados.

A conexão entre as empresas se deu através do evento Linklab Open Day, realizado em outubro de 2019, no CIA Primavera, que reuniu 24 corporates, além da Whirlpool. O evento contou com pitch das startups e networking para realização de negócios. No ano seguinte, as duas empresas novamente se encontraram através do LinkLab, no Pitch Day Whirlpool realizado pelo programa de inovação aberta em sua unidade de Joinville, onde a corporate possui unidade fabril e o seu maior Centro de Tecnologia de Refrigeração no mundo, responsável por desenvolver produtos com base nas tendências e evoluções do setor de bens de consumo e tecnologia. Durante o evento, a Indicium conheceu os desafios da corporate e apresentou suas soluções que poderiam atender à empresa. 

Para Isabela Blasi, cofundadora da Indicium, o LinkLab abriu portas para a startup entrar no universo de corporates e concorrer com grandes empresas de consultoria de dados. “O LinkLab permitiu que conseguíssemos acessar esse ecossistema e mostrar nosso valor. Através do poder das conexões, conseguimos desenvolver projetos de magnitude nacional e internacional. Aprendemos muito e criamos proximidade com o ambiente de SC e mundial”, afirma Blasi.

A cofundadora da Indicium destaca também que o contato com a ACATE e a Whirlpool auxiliou a startup a criar autoridade no mercado de consultoria de dados, além de desenvolver equipes para a prática de treinamentos, projetos complexos e estratégias de expansão internacional. Entre as iniciativas desempenhadas está a Indicium Academy com o objetivo de escalar, criar profissionais dentro da metodologia e realizar contratações mais rápidas. Segundo Blasi, o time de colaboradores da startup, formado por desenvolvedores, cientistas e engenheiros de dados, mostrou-se incentivado e autoconfiante para os novos desafios da empresa e para maximizar o potencial de ainda mais negócios por meio da transformação de dados em insights.

Como startups podem se conectar a corporates com o LinkLab?

As conexões desenvolvidas pelo programa de inovação aberta da ACATE podem se dar através dos eventos realizados pelo LinkLab, como o Open Day, o Roadshow, Innovation Kickoff, Pitch Day, entre outros que reúnem startups para apresentarem suas soluções para as mais de 30 corporates participantes do programa. A divulgação dos eventos podem ser acompanhadas no site da ACATE, nas notícias e na agenda do ecossistema, além das redes sociais do LinkLab: Facebook, Instagram e LinkedIn.

As empresas também podem se conectar através dos desafios abertos pelas corporates e divulgados para as startups desenvolverem soluções. Neste link, pode-se conferir os serviços, produtos e processos que as médias e grandes empresas buscam inovar. Além disso, é possível se cadastrar em um rápido formulário para receber as novidades do LinkLab.

 


Deixe seu comentário