Ahgora desenvolve primeiro timesheet integrado ao registro de ponto
Você já se perguntou quanto tempo a sua equipe está investindo em determinadas atividades ou se o projeto cobrado por hora realmente dá lucro? Sabe quanto custa cada hora sua ou do seu time para realizar uma tarefa?
Você já se perguntou quanto tempo a sua equipe está investindo em determinadas atividades ou se o projeto cobrado por hora realmente dá lucro? Sabe quanto custa cada hora sua ou do seu time para realizar uma tarefa? É difícil mensurar e geralmente o valor fica estipulado a partir de uma estimativa. Pensando nessa dor vivida por gestores de projetos, a Ahgora Sistemas, empresa pioneira no desenvolvimento de ferramentas para gestão de ponto em nuvem, lança o próprio timesheet – um software que permite registrar e monitorar o tempo dedicado às atividades realizadas. Ferramenta é a primeira do mercado brasileiro integrada ao registro de ponto.
A funcionalidade possibilita que gestores de projeto e líderes de equipes acompanhem as atividades realizadas pelos integrantes do time e possam conciliar facilmente as horas dedicadas ao projeto com a jornada de trabalho do profissional. “Desta forma, quando um colaborador cadastrar as horas dedicadas às suas atividades diárias, a soma do tempo das tarefas deverá coincidir com o tempo dedicado à sua jornada de trabalho, nunca superior”, explica Lázaro Malta, CEO da Ahgora.
Segundo Malta, não há mais necessidade de passar horas cruzando as informações, uma vez que o timesheet e o ponto da Ahgora fazem isso de forma automática. “A integração entre timesheet e ponto online permite às empresas concluir essa tarefa, que chega a levar horas, em apenas um clique”, acrescenta.
Poupe tempo e dinheiro
Um artigo publicado recentemente na Harvard Business Review trouxe dados de uma pesquisa realizada com 500 profissionais americanos sobre o preenchimento de planilhas de apontamento de horas. Eles afirmaram que o preenchimento não é preciso, o que gera um prejuízo em torno de US$ 50 mil por pessoa ao ano na geração de receita. O artigo ainda aponta que mais da metade desse grupo negocia com clientes cobrando por hora trabalhada, porém, 40% nunca realizou nenhum tipo de registro do tempo dedicado ao projeto. Isso significa que não sabem ao certo o custo total do trabalho, o que gera dúvida sobre o lucro ou prejuízo do mesmo.
Ao ter informações precisas das atividades realizadas pelos times e profissionais, bem como o horário de seu início e término, as empresas conseguem ter um panorama do tempo investido em cada uma das atividades. Dessa forma, é possível eliminar atividades desnecessárias e planejar as próximas tarefas com base no tempo excedente, aumentar o desempenho no horário de trabalho, reduzir horas extras, auxiliar a tomada de decisões e, principalmente, precificar corretamente os projetos e serviços de consultoria.
Timesheet Ahgora
Para usar o timesheet da Ahgora basta descrever a atividade realizada, informando seu momento de início e conclusão, e, se desejar, complementar o registro associando a atividade a um projeto ou cliente. Para fins gerenciais, é possível avaliar o tempo dedicado a cada uma das atividades por dia ou um período.
A ferramenta é personalizável, ou seja, pode ser adaptada conforme a necessidade de cada empresa ou consultoria. Além disso, o gestor pode definir quais atividades o colaborador pode registrar, bem com a quais clientes e projetos tais atividades poderão estar associadas. É por meio da Conciliação do Timesheet Ahgora que o gestor faz a conferência entre as horas trabalhadas, originadas das batidas de ponto, e as horas apontadas, provenientes do registro de atividades do timesheet.
Sobre a Ahgora
A Ahgora Sistemas é uma empresa que oferece serviços em gestão de presença, acesso e ponto na nuvem atendendo às necessidades do mercado nas áreas de gestão de pessoas, recursos humanos e outras atividades que apoiam as decisões estratégicas e facilitam a gestão empresarial. Nascida em Florianópolis em 2006, possui escritórios na capital catarinense, São Paulo e Manaus, além de operações no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. A empresa conta atualmente com 2.500 empresas parceiras, mais de 800 mil colaboradores gerenciados e mais de 64 milhões de marcações ponto por mês, e possui em sua carteira clientes como O Boticário, Subway, Mercado Livre e Samsung.