Com crescimento de 4,3% no primeiro trimestre, setor de eventos aposta em tecnologia para continuar em expansão
O setor de Turismo, Eventos e Hospedagens cresceu 4,3% no primeiro trimestre de 2017, de acordo com dados do Ministério do Turismo. A área de eventos foi a segunda mais promissora no período, com crescimento de 6,9%, atrás apenas das operadoras de viagens. Os encontros corporativos movimentam o segmento durante todo o ano e representam uma importante estratégia para empresas e governo.
O setor de Turismo, Eventos e Hospedagens cresceu 4,3% no primeiro trimestre de 2017, de acordo com dados do Ministério do Turismo. A área de eventos foi a segunda mais promissora no período, com crescimento de 6,9%, atrás apenas das operadoras de viagens. Os encontros corporativos movimentam o segmento durante todo o ano e representam uma importante estratégia para empresas e governo. Olhando para esse cenário e para uma das maiores demandas da área, a mobLee decidiu investir em tecnologias que podem ser aplicadas de ponta a ponta na organização de eventos. No mês de outubro, a startup que já desenvolveu apps para mais de 700 encontros, lançou mais três soluções tecnológicas para o setor: o Promote,o Register e o Collect.
Além do produto carro-chefe da empresa, o Engage, que já foi usado por mais de 600 mil pessoas na América Latina, Ásia e Europa, a empresa passa a oferecer mais três soluções que contribuem para a divulgação, gestão das inscrições, engajamento e geração de negócios, atuando sobre as diferentes fases de organização de um evento.
André Rodrigues, CEO da empresa, explica que o investimento em novas soluções veio suprir uma demanda antiga do setor. “Faz algum tempo que deixamos de ser uma empresa provedora de aplicativos para eventos. Nos aprofundamos muito no contexto dos organizadores e percebemos o distanciamento entre o marketing digital e o mundo dos eventos – que tem um contexto essencialmente offline. Observamos que apesar de enfrentarem desafios enormes, os organizadores não exploram soluções tecnológicas para superá-los: seja porque não existe ou pelo esforço de ter que lidar com diversas soluções que não estão integradas. Queremos solucionar este problema”
De ponta a ponta
Antes do evento começar, o trabalho dos organizadores se concentra em divulgação. Nesta etapa, poderão contar com o Promote. A solução auxilia no processo de divulgação, tornando-o mais efetivo, previsível e estratégico. Além disso, é possível criar uma página para o evento levando em consideração o posicionamento dele no Google – para aprimorar estratégias de SEO – e estratégias digitais focadas em conversão de visitantes em inscritos.
Ainda com foco no aumento do público, o Register tem como objetivo a venda de ingressos e a gestão das inscrições por parte dos organizadores.
Para agregar mais valor na participação em eventos, o Collect permite que os expositores façam a leitura do código de barras ou QR Code da credencial dos participantes, captando os contatos e gerando um gráfico da qualificação de cada um.
Olhando para além do período do encontro, o Engage permite a avaliação de itens da programação e de palestrantes, além de estimular a interação entre os participantes. Durante a realização do evento, o app oferece funcionalidades como agenda, mapa, matchmaking, interação com palestrantes, rede social privada para os inscritos, entre outras demandas específicas. Entre os clientes que já contrataram essa solução, estão a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Endeavor Brasil, BM&F Bovespa, Bradesco, Sebrae, Magazine Luiza e empresas de tecnologia de diversos portes, como Salesforce, Zendesk e Resultados Digitais.
Glauco Neves, CTO da mobLee, destaca que as soluções são individuais mas complementam umas às outras. “Nós projetamos a nossa plataforma para que cada um dos produtos que a compõem possa ser utilizados de forma independente, suprindo demandas específicas das diferentes fases de um evento. No entanto, essas soluções se tornam muito mais poderosos quando utilizadas em conjunto, permitindo que os profissionais de eventos concentrem boa parte das suas atividades em um único local, sem que precisem depender de uma grande quantidade de fornecedores.”
Sobre a mobLee
A startup catarinense desenvolve uma plataforma que incorpora soluções tecnológicas que atuam sobre as diferentes fases de um evento de ponta a ponta para feiras e eventos. No total, já desenvolveu mais de 700 apps e, só no ano passado, cresceu 121% no número de soluções vendidas.No total já ofereceu aplicativos para eventos na Europa, Ásia e América Latina. Entre janeiro e abril, a equipe dobrou de tamanho – hoje são 50, com perspectiva de wfechar o ano com 70 pessoas. Um dos impulsos para este crescimento acelerado é o aporte de R$ 3 milhões recebido no início de 2017 pela gestora de fundos de venture capital Bzplan. Entre os clientes, estão a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Endeavor Brasil, BM&F Bovespa, Bradesco, Sebrae, Magazine Luiza e empresas de tecnologia de diversos portes, como Salesforce, Zendesk e Resultados Digitais.
Site: www.moblee.com.br