Verticais
Empresas catarinenses de tecnologia para saúde devem contratar quase 200 profissionais em 2017
terça-feira, 6. dezembro 2016 - 12:34

Compartilhe:

Na contramão da crise econômica que assola o Brasil, as 25 empresas que integram a Vertical Saúde da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologias (ACATE) registraram um aumento de 13% no quadro de colaboradores em 2016 - atualmente elas geram 668 empregos. E a expectativa para 2017 é ainda melhor, com abertura de 192 novos postos de trabalho.

 
Nove microempresas, 12 empresas de pequeno porte e quatro de médio porte compõem a Vertical, que reúne desenvolvedoras de soluções para o segmento de saúde: são produtos e serviços em áreas como diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia e sistemas para laboratórios. Além do saldo positivo em contratações, essas empresas aumentaram seu faturamento em 41% neste ano, com projeção de crescer 60% em 2017. Juntas, elas faturaram um total de R$ 106,5 milhões e pagaram R$ 21,7 milhões em impostos.

 
O mercado das verticalizadas ainda é predominantemente nacional, com destaque aos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Apesar de apenas 24% dessas empresas venderem para outros países, um dos objetivos para o próximo ano é focar na internacionalização. “Outra meta da Vertical é aproximar-se do Estado, para que, além da criação de empregos e renda, possamos facilitar o acesso da população a produtos altamente tecnológicos e, consequentemente, a uma saúde pública de melhor qualidade”, diz o diretor da Vertical, Walmoli Gerber Júnior.

 
A inovação, essencial em tempos de crise, e o potencial tecnológico são alguns fatores que fazem as empresas da Vertical Saúde continuarem a crescer. Para o diretor da Vertical, a relação do grupo também ajuda a torná-las mais competitivas. “A troca de experiências acelera o crescimento, abre oportunidades para negócios em comum e facilita a entrada de novos clientes”, explica. Em 2016 foram realizadas 12 reuniões, nas quais as empresas da Vertical discutiram estudos, oportunidades de internacionalização, licitações, fundos de investimento, entre outros temas.

Você sabia que seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para ir para a página de download: