A ACATE realizou o primeiro encontro de empresas associadas no âmbito do novo programa que visa acelerar a adoção de inteligência artificial no setor de tecnologia de Santa Catarina. Cerca de 200 empreendedores participaram da abertura das atividades do ACATE AI First nesta quarta-feira (14), em uma agenda híbrida – online e no CIA Primavera, em Florianópolis – que promoveu conexões, trocas de experiências sobre aplicações de IA, além da apresentação de oportunidades.
Lançado em agosto de 2026, no Startup Summit, o programa ACATE AI First apoia as empresas associadas para que visualizem a IA para além do custo computacional, sendo ela uma ferramenta para o desenvolvimento de soluções e novas fontes de receita, ajudando-as a atravessar o “vale da morte da IA”. A iniciativa proporciona suporte aos empreendedores por meio de acesso exclusivo a créditos e ferramentas em plataformas de ponta, capacitações, mentorias e uma rede de conexões entre os integrantes. Associados com interesse em fazer parte do ACATE AI First podem preencher o formulário neste link.
Quem aderir ao programa terá a oportunidade de fazer sua pré-inscrição para o primeiro curso com certificação oficial da Replit no Brasil. A formação será especializada na criação de softwares com a utilização de IA e na aplicação da ferramenta de forma orientada a resultados nos negócios. O início da capacitação está previsto para o dia 4 de novembro, em uma live inaugural. Até fevereiro de 2027, serão abertas quatro turmas em que os participantes terão acesso a vídeo-aulas, e-books, mentorias com especialistas técnicos, uma comunidade interativa e créditos para criação de produtos.
“O programa ACATE AI First quer ser referência para que os empreendedores não percam tempo no grande volume de informações existentes e tenham acesso a conteúdos de qualidade para mudar a mentalidade em relação à IA, além de gerar impacto positivo no ponteiro, nos resultados das empresas”, destacou Tulio Duarte, Vice-Presidente de Ecossistema da ACATE, sobre a curadoria das capacitações.
O público presente no primeiro encontro do ACATE AI First conheceu a estrutura do programa e também teve a chance de realizar networking. “O evento de hoje ressaltou o que sabemos fazer muito bem aqui na ACATE, que é conectar empreendedor com empreendedor. Trouxemos para o palco experiências que estão sendo vividas, o que está dando certo ou errado e aprendizados de compreensão rápida para empresas”, afirmou Walmoli Gerber Jr., Vice-Presidente de Marketing da ACATE.
O evento ainda apresentou painéis com a participação de Érick Mohr, Fundador da Engware, Marcelo Echeverria, Country Manager da Replit no Brasil, Thiago Marafon, Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO) da Starian, e Daniel Avancini, Cofundador da Indicium AI. Os painelistas debateram sobre cases de IA na prática em seus negócios, competitividade no cenário global, o que se espera da evolução da tecnologia no futuro, entre outros temas.
Echeverria apontou que um dos caminhos para o desenvolvimento de negócios é por meio do conceito “Second Brain”: “Tudo o que acontece em uma empresa inteira pode alimentar uma IA, agregando contexto, reunindo desde gravações de reuniões, CRM… Esse Second Brain pode ser utilizado para criar produtos e negócios, melhorar a produtividade e encontrar gargalos. As empresas que começarem a fazer isso antes vão sair na frente”.
O próximo encontro do ACATE AI First está agendado para o dia 4 de novembro e também terá a participação de especialistas em IA. O programa da Associação Catarinense de Tecnologia conta com a parceria da Engware e da Replit, ambas empresas mantenedoras da iniciativa.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

