Vertical Saúde recebe Deputados Estaduais para debater inovação no setor público
Na última terça-feira (03/10), a Vertical Saúde da ACATE realizou mais um encontro em Florianópolis. Nesta edição, os Deputados Estaduais Vicente Caropreso e Matheus Cadorin foram convidados para uma conversa sobre a desburocratização e inovação no setor de saúde, tratando dos desafios e das oportunidades que a aproximação com ecossistemas podem trazer ao setor público.
Walmoli Gerber Jr., Diretor da Vertical Saúde, Vice-presidente de Marketing da ACATE e Diretor Executivo da BrasilRad Física Médica, explorou a fundo como a aproximação entre o estado e o ecossistema de inovação promovido pela ACATE seria benéfico para todos os envolvidos.
“Nós estamos presentes em vários eventos de tecnologia pelo Brasil e sempre apresentamos indicadores sobre Santa Catarina e sobre o setor de tecnologia daqui. Mas essas empresas que nos representam por todo o Brasil ainda não estão atuando no sistema público daqui. Isso acontece porque muitos dos produtos são considerados inovadores demais e hoje não há esse investimento por parte do setor público que, muitas vezes, opta por opções mais “tradicionais””, afirmou Walmoli.
Matheus Cadorin, que cumpre seu primeiro mandato como Deputado, é também head de aceleração de startups, e incentiva a parceria com o governo. “Nossa ideia é poder aproximar o setor público do setor de tecnologia cada vez mais, já que realmente esses âmbitos se afastam, mas não deveriam”. Cadorin ressaltou ainda o papel essencial que a Vertical Saúde e a ACATE têm no assunto, “a Vertical Saúde tem um papel muito importante e a ACATE deve estar envolvida nesses tópicos por tudo que ela pode fazer pela elevação do setor de tecnologia dentro das políticas públicas”.
Já Vicente Caropreso, único médico da assembleia legislativa atualmente, discorreu sobre o papel de pesquisas para a construção de inovações no setor de saúde. “No Brasil, ainda é muito difícil realizar pesquisas e coletas de dados. Devemos investir nisso dentro da saúde pública, pois só assim teremos alguma chance de tornar a medicina no Brasil avançada como em Israel, por exemplo.” Para o Deputado, é essencial empregar esforços nesses segmentos pois eles permitem saber onde agir e como investir em áreas primordiais dentro da saúde. “Queremos a tecnologia a favor das pessoas, para evitar sofrimentos e gastos desnecessários. Para isso, precisamos da ajuda da ACATE e da Vertical Saúde para melhorarmos nesse segmento, pois é fato que precisamos conhecer melhor nossos dados”.
As barreiras encontradas entre os empreendedores e o setor público de saúde também foram debatidas. Para Matheus Cadorin, fica evidente a necessidade da identificação das principais dificuldades encontradas pelos empreendedores nessa aproximação. O Deputado ressalta que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação foi criada também para ajudar nessa questão. Vicente Caropreso reiterou a fala do colega e ainda ressaltou que ambos estão do lado dos empreendedores para promover essa aproximação, tornando a saúde em Santa Catarina cada vez mais avançada e eficiente.
A Vertical Saúde ACATE
A Vertical Saúde é composta por mais de 90 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento de saúde. O grupo reúne empresas com soluções como IoT, business intelligence, big data e analytics com aplicação para medicina preventiva e personalizada, além de sistemas para gestão de equipamentos e informações médicas, indicadores para gestão de saúde, biotecnologia e nanotecnologia. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.