Associadas

11/mar/2019

DOT digital group cria joint venture com grupo português para conquistar mercado europeu de edtech

Parceria dá início ao processo de internacionalização do grupo, que negocia entrada nos mercados asiáticos e da América Latina

Especialista em EdTech no Brasil, o DOT digital group está pronto para levar sua expertise para o mercado europeu e iniciar seu processo de internacionalização. A empresa criou uma joint venture com Vantagem+, líder em formação e capacitação profissional em Portugal, com um portfólio de mais de 2 mil cursos presenciais. O DOT | Vantagem+ foi oficializado no final de fevereiro, em seminário na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, que contou com público presencial de 150 pessoas, além de 88 participantes na transmissão online. O evento foi conduzido por Rubens Oliveira, diretor de operações do DOT, e  Paulo Gandrita, fundador e diretor geral da Vantagem+.

“Nós estávamos buscando um parceiro para levar nossa tecnologia à Europa e a Vantagem+ queria digitalizar seus cursos. Ambos temos mais de 20 anos de história. Unimos nossos objetivos e experiências e estamos bastante otimistas com a expansão do EdTech brasileiro na Europa”, afirma Luiz Alberto Ferla, CEO e fundador do DOT. O grupo, que tem sede em Florianópolis, projeta crescimento de 44% e faturamento de R$ 60 milhões em 2019. Neste ano, a empresa também quer chegar à Ásia. Há negociações avançadas para entrar nos mercados da China, Singapura e região.

As soluções de EdTech do DOT chamaram a atenção da Vantagem+. “A formação e a capacitação no mercado corporativo precisa evoluir porque as novas tecnologias mudaram o comportamento das pessoas. As soluções do DOT têm o que buscamos: forte potencial de engajamento do aluno e efetividade na aprendizagem”, comenta o diretor-geral Gandrita. Além de Portugal, a Vantagem+ está presente em outros países de língua portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Brasil. O mercado internacional representa acima de 60% do volume de negócios da empresa.

Em Lisboa, o DOT | Vantagem+ terá uma equipe responsável pela comercialização das soluções de Edtech no mercado europeu. A joint venture vai focar na venda de soluções de edtech para o portfólio de clientes da Vantagem+ e digitalizar cursos já oferecidos pela empresa portuguesa. Ao mesmo tempo, vai buscar novas oportunidades e desenvolver conteúdos inéditos em plataformas tecnológicas. O desenvolvimento tecnológico dos produtos da joint-venture será feito pela equipe do DOT no Brasil, sediada em Florianópolis. “Temos uma equipe de especialistas em tecnologias para edtech que já conquistou o mercado brasileiro e tem muito know-how para atender novos mercados”, destaca Ferla.

Grandes clientes – O DOT digital group é uma das maiores empresas de educação digital do Brasil. A empresa, criada em 1996, conquistou grandes clientes como Santander, TIVIT, Sicoob, C&A, ENGIE, Natura, Algar Tech, Honda e Tokio Marine. Seus produtos são plataformas, ferramentas, projetos e conteúdos de qualificação profissional e ensino a distância integrando tecnologias inovadoras como gamification, realidade virtual, realidade aumentada, games e simuladores. Um dos diferenciais é oferecer soluções de ponta a ponta, incluindo desde o diagnóstico até o desenvolvimento da solução, além da captação e retenção dos alunos, já que atua nos mercados de EdTech e também de MarTech. Com sede na capital catarinense e escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Lisboa/Portugal, o DOT tem mais de 300 colaboradores.