DOT digital group cria joint venture com grupo português para conquistar mercado europeu de edtech
Especialista em EdTech no Brasil, o DOT digital group está pronto para levar sua expertise para o mercado europeu e iniciar seu processo de internacionalização. A empresa criou uma joint venture com Vantagem+, líder em formação e capacitação profissional em Portugal, com um portfólio de mais de 2 mil cursos presenciais. O DOT | Vantagem+ foi oficializado no final de fevereiro, em seminário na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, que contou com público presencial de 150 pessoas, além de 88 participantes na transmissão online. O evento foi conduzido por Rubens Oliveira, diretor de operações do DOT, e Paulo Gandrita, fundador e diretor geral da Vantagem+.
“Nós estávamos buscando um parceiro para levar nossa tecnologia à Europa e a Vantagem+ queria digitalizar seus cursos. Ambos temos mais de 20 anos de história. Unimos nossos objetivos e experiências e estamos bastante otimistas com a expansão do EdTech brasileiro na Europa”, afirma Luiz Alberto Ferla, CEO e fundador do DOT. O grupo, que tem sede em Florianópolis, projeta crescimento de 44% e faturamento de R$ 60 milhões em 2019. Neste ano, a empresa também quer chegar à Ásia. Há negociações avançadas para entrar nos mercados da China, Singapura e região.
As soluções de EdTech do DOT chamaram a atenção da Vantagem+. “A formação e a capacitação no mercado corporativo precisa evoluir porque as novas tecnologias mudaram o comportamento das pessoas. As soluções do DOT têm o que buscamos: forte potencial de engajamento do aluno e efetividade na aprendizagem”, comenta o diretor-geral Gandrita. Além de Portugal, a Vantagem+ está presente em outros países de língua portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Brasil. O mercado internacional representa acima de 60% do volume de negócios da empresa.
Em Lisboa, o DOT | Vantagem+ terá uma equipe responsável pela comercialização das soluções de Edtech no mercado europeu. A joint venture vai focar na venda de soluções de edtech para o portfólio de clientes da Vantagem+ e digitalizar cursos já oferecidos pela empresa portuguesa. Ao mesmo tempo, vai buscar novas oportunidades e desenvolver conteúdos inéditos em plataformas tecnológicas. O desenvolvimento tecnológico dos produtos da joint-venture será feito pela equipe do DOT no Brasil, sediada em Florianópolis. “Temos uma equipe de especialistas em tecnologias para edtech que já conquistou o mercado brasileiro e tem muito know-how para atender novos mercados”, destaca Ferla.
Grandes clientes – O DOT digital group é uma das maiores empresas de educação digital do Brasil. A empresa, criada em 1996, conquistou grandes clientes como Santander, TIVIT, Sicoob, C&A, ENGIE, Natura, Algar Tech, Honda e Tokio Marine. Seus produtos são plataformas, ferramentas, projetos e conteúdos de qualificação profissional e ensino a distância integrando tecnologias inovadoras como gamification, realidade virtual, realidade aumentada, games e simuladores. Um dos diferenciais é oferecer soluções de ponta a ponta, incluindo desde o diagnóstico até o desenvolvimento da solução, além da captação e retenção dos alunos, já que atua nos mercados de EdTech e também de MarTech. Com sede na capital catarinense e escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Lisboa/Portugal, o DOT tem mais de 300 colaboradores.
–