Encontro debate qualidade e produtividade em software - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias

Notícias

06/set/2012

Encontro debate qualidade e produtividade em software

 

 

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) apoiou o Encontro de Qualidade e Produtividade em Software, realizado pelo  Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Secretaria de Políticas em Informática (SEPIN), na última quarta (5) e quinta-feira (6). O encontro, que também contou com o apoio do IEL/SC, por meio do projeto SRI e da Incremental Tecnologia, teve como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas interessados em questões relativas à qualidade de software.
 
Na quarta-feira, foram apresentados os software vencedores do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software que são: BRISA QPM – Qualimobile Process Management (1º lugar), da BRISA/DF; o projeto Spider – Software Process Improvement: DEvelopment and Research (2º lugar), da Universidade Federal do Pará (UFPA); e O Processo de Inovação Centrada no Ser Humano: Boas Práticas de Desenvolvimento de Software Utilizadas no Projeto Portal do Aluno, da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ambos de Florianópolis.
 
Segundo o representante da ACATE, Moacir Antônio Marafon, o evento destaca a necessidade de inovar os processos de desenvolvimento e produção dos softwares. “Por conta da competitividade, as empresas de software precisam inovar no processo de desenvolvimento e produção, pois os softwares são cada vez mais complexos e permeiam todos os setores da economia e do conhecimento”, ressalta. Conforme apresentado, o Estado possui vários grupos, formados por iniciativa da ACATE – sendo dois concluídos, um em fase de finalização, dois em execução e um em fase de análise pela SOFTEX. Estas melhorias de processos são decisivas para a sobrevivência no mercado, segundo Marafon.
 
O diretor de Qualidade da Associação para a Promoção da Excelência do Software do Software Brasileiro (Softex), José Antônio Antonioni, abordou, abordou a consolidação do Programa MPS.BR e também foi apresentada a palestra “Medição de Software e Controle Estatístico de Processos” e diversos projetos do Ciclo 2012 do PBQP Software.
 
A palestra “O Desenvolvimento da Qualidade na Indústria de Software Brasileira – Uma Análise Longitudinal (1995-2010)” foi ministrada na quinta-feira, por representantes da UFPR. O último dia do Encontro também contou com a palestra “CERTICS: Certificação de Software e seus Serviços Associados”, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/SP), cujo conteúdo é parte integrante do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação – TI MAIOR, lançado no dia 20 de agosto.
 
Certificação Nacional
Para o coordenador técnico do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI/SP, Giancarlo N. Stefanuto, o recém-lançado plano do governo federal é um importante catalisador no desenvolvimento sócio-econômico brasileiro. “Essa certificação dará mais segurança aos futuros compradores ou contratantes na identificação de empresas desenvolvedoras de software que tragam valor à nossa realidade”, explica. Stefanuto aponta uma característica paradoxal do mercado de softwares no Brasil: há oportunidade de crescimento, contudo, apresenta alguma fragilidade. O coordenador ainda questiona se a indústria  nacional de software tem condições de se desenvolver sustentavelmente e se é capaz de se tornar um ator global nesse mercado.
 
Entre as fragilidades da indústria brasileira indicadas por Stefanuto, estão a baixa oferta de recursos humanos específicos e de nível técnico, a pulverização de competências, a baixa densidade tecnológica, a falta de clareza na imagem e posicionamento dentro do mercado e a baixa indução governamental. Com a certificação, o CTI-SP pretende fortalecer o setor, por meio da geração de valor e competitividade, gerando também autonomia, inclusive na definição de trajetórias políticas e econômicas, para empresas de todos os portes e com diferentes modelos de negócios.
 
Certificação
“A CERTICS vem atender a uma exigência do governo. Ela está intimamente ligada ao projeto TI MAIOR”, afirma o coordenador do projeto. A Certificação de Software e seus Serviços Associados ocorrerá de forma voluntária por parte das empresas e irá identificar, credenciar e diferenciar softwares e serviços que geram valor ao Brasil e contribuam para o seu desenvolvimento social e econômico. Na prática, ela irá introduzir a margem de preferência na compra pública – benefício já levado em consideração quando se trata do porte das empresas.
 
A certificação, que atualmente está passando por consulta pública, é destinada a empresas de desenvolvimento de software instaladas em território nacional, que buscam qualificação em compras públicas e diferenciais de mercado. “Não estamos falando de um certificado de origem e nem temos a intenção de engessar o processo de desenvolvimento, mas verificar o que esse processo  traz de valor ao país, em forma de competências”, destaca o coordenador técnico da CERTICS.
 
Método de avaliação
A metodologia de avaliação para conferir a certificação atenderá a um conjunto de 24 evidências, ligadas às seguintes competências: desenvolvimento, gestão de tecnologia, gestão de negócios, gestão de alianças e parcerias e gestão de pessoas, processos e conhecimento. A avaliação levará em conta os diferentes modelos de negócios – como no caso de software livre ou embarcado – e ficará sob responsabilidade de um núcleo do CTI-SP e um conjunto de avaliadores ou entidades credenciadas pelo Centro. Já o monitoramento será realizado pelo próprio CTI e  pela Fundação de Apoio a Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI). “Estamos em um momento de pré-implantação, em busca de melhorias na metodologia, mas queremos desenvolver ecossistemas que sejam estratégicos para o País, como é o caso do petróleo, do agrobusiness, construção civil entre outros”, finaliza Stefanuto.

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700