A 2ª edição do Data Management Forum acontece nos dias 28 e 29 de abril, de forma online. O evento vai discutir como criar uma estratégia de uso orientado por dados para desenhar novos modelos de negócios, serviços e produtos, ou mesmo aprimorar os já existentes, com o intuito de diversificar e ampliar os fluxos de receita das organizações. Associados ACATE podem retirar cupom de desconto através do e-mail [email protected].
Programação:
► Monetização de dados – como extrair mais valor dos insights?
Todas as empresas hoje operam usando dados, com cesso a uma série de dados sobre suas cadeias de suprimentos, operações, parceiros estratégicos, clientes, concorrentes, entre outros. No entanto, a maioria delas está deixando de monetizar dados em seu potencial máximo ao não extrair insights, que é o que realmente dá valor aos dados. Esses insights podem ser usados para direcionar atividades tão variadas quanto segmentação de clientes, previsão de demanda e rotatividade, otimização de preços, marketing, gerenciamento de custos, etc., trazendo mais valor em seu uso tanto no mercado B2B quanto B2C.
► Governança e qualidade de dados
Quando se trata de criar políticas eficazes de governança de dados, garantido o uso de acordo com regulamentação e exigências legais, é necessário criar políticas compatíveis para criação, retenção, correção e eliminação de dados. As leis de proteção de dados de dados e seus requisitos diferem entre países e jurisdições, inclusive por exigência de setores de mercado regulados, o que significa que eles devem ser gerenciados com política diferentes.
► Plataforma de dados habilitadas para nuvem
Os aplicativos de negócios estão migrando para a nuvem, criando desafios para as práticas de gerenciamento de dados e as soluções que facilitam isso. À medida que seus negócios evoluem, diferentes arquiteturas e esquemas de dados podem dificultar a movimentação dos dados entre seus sistemas corporativos tradicionais e aplicativos mais recentes baseados em cloud? As organizações buscam uma reorganização de seus aplicativos e workloads, considerado como uma de suas principais prioridades de transformação digital em 2021. Eles têm também que incorporar soluções que garantam segurança, escalabilidade e qualidade dos dados, entre outros elementos. Como as soluções modernas podem ser habilitadas para a nuvem a fim de garantir a transformação digital das organizações?
► Big Data Management
Segundo pesquisas, 85% das empresas que usam Big Data apenas 37% tiveram sucesso em insights orientados por dados. Com o enorme crescimento de dados nas grandes organizações, é necessário um conjunto de práticas que promove uma efetiva coleta, organização, administração e interpretação de grandes volumes de dados. Seu objetivo é tratar os conteúdos para que eles se tornem acessíveis e confiáveis para as aplicações nos negócios.
► Desafio da gravity data: funcionários trabalhando em casa
A Covid-19 escancarou os desafios para o gerenciamento de dados das organizações. Mesmo com a diminuição da pandemia, a força de trabalho distribuída no home office veio para ficar e, com isso, haverá mais dados distribuídos. Tal situação aumenta o problema da “gravity data”, pois as empresas desejam mover seus aplicativos e workloads para a nuvem, mas não tem uma infraestrutura preparada para isso. Novas tecnologias como 5G, promete a conexão entre seus dados e suas nuvens seja rápida, responsiva, confiável e segura. Além disso, espera-se que adoção de Backup as a Service (BaaS) e outras soluções de gerenciamento de dados inteligentes e contingência, permita às empresas mover muitos dos dados locais dos funcionários para a nuvem, ao mesmo tempo que fornecem a capacidade de proteger, governar e controlar os dados distribuídos. Em 2021, devemos presenciar uma onda de investimentos corporativos em tecnologias e serviços que permitam enfrentar este desafio.
Fonte: *Data Management Forum