Na última década, inúmeras crises se avolumaram. Econômica, política, social, ambiental e sanitária. A emergência desses processos reposicionou o papel do Estado, que volta a ocupar lugar central nos sistemas nacionais. Seja para garantir liquidez interbancária, incentivos fiscais ou programas de transferência de renda, seja para definir estratégias de transição energética ou mobilizar recursos e instituições para o desenvolvimento de vacinas, a capacidade estatal de planejar, coordenar e executar políticas públicas volta a ser encarada como um dos fatores estratégicos mais importantes, com repercussões evidentes sobre a dinâmica geopolítica entre as principais economias do mundo. A partir deste quadro, o presente debate será norteado pelo tema “O retorno do Estado planejador”.
Para tratar desse assunto, receberemos André Roncaglia. O palestrante é economista e professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador associado ao CEBRAP. Ele é autor, junto com Paulo Gala, do livro “Brasil, uma economia que não aprende” (2019) e organizador, junto com o ex-ministro da fazenda, Nelson Barbosa, do livro ”Bidenomics nos Trópicos”. André Roncaglia é graduado em Ciências Econômicas, com mestrado em Economia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi doutorando visitante na University of Massachusetts Amherst, com doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP. Tem experiência nos temas: inflação e política monetária, economia monetária, macroeconomia do desenvolvimento, história do pensamento econômico, economia financeira e economia brasileira.
O evento contará também com apresentações dos Analistas de Comércio Exterior Gustavo Tavares, sobre a ‘’Adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da OMC’’, baseada em trabalho de conclusão de seu Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa; e Maycon Stahelin, sobre ‘’Políticas Públicas para a Economia 4.0’’, baseada em trabalho de conclusão de seu Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento no IPEA.
Gustavo Costa é Analista de Comércio Exterior, em exercício na Secretaria de Comércio Exterior, onde já trabalhou na área de negociações internacionais e hoje exerce suas funções na Coordenação de Internacionalização de empresas. Ele é especialista em Relações Internacionais pela Unb e mestrando em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
Maycon Stahelin é Subsecretário Substituto de Inovação e Transformação Digital no Ministério da Economia, integrante da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 2013, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV e Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo IPEA.
Mais informações disponíveis no site da AACE: https://bit.ly/3o3NSji