Marcado para o dia 02 de julho, das 14h às 15h30, o evento online e gratuito promovido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e a Prefeitura Municipal de Florianópolis apresenta o Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de Governança e Políticas Públicas em eficiência energética
Com as notícias que circulam sobre a crise energética no país, iniciativas inovadoras, como o Programa Floripa Cidade Eficiente, devem ser comemoradas e compartilhadas. Há mais de um ano o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, iniciou a implantação do Projeto Cidades Eficientes, na Capital Catarinense.
“Trata-se de um avanço, pois conseguimos olhar com profundidade para o funcionamento da cidade e mapear a performance dos edifícios públicos. Para a partir daí, propor ações e políticas públicas de eficiência energética e disponibilizar ferramentas que auxiliem o município a organizar melhor a gestão do consumo, transparência de gastos e consequentemente criação de metas. O resultado do programa será apresentado no evento gratuito como forma de incentivar as demais cidades do Estado e País a absorver a metodologia criada com esta experiência em Florianópolis”, explica a arquiteta Maria Andrea Triana, coordenadora técnica do programa.
O evento online “Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética” será no dia 02 de julho, das 14h às 15h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/6fxsaCir5vR2hMpSA
Encerramento e resultados
O projeto Cidades Eficientes surgiu em 2018 envolvendo três cidades brasileiras – entre elas a capital catarinense, numa iniciativa do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) com financiamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Em 2019, Florianópolis passou para a segunda fase de implantação do programa e serve como exemplo de metodologia que poderá ser replicada pelos demais municípios do país.
O trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis teve como objetivo principal estruturar elementos de Governança e Políticas Públicas de forma a viabilizar e dar caráter permanente à medidas para eficiência energética de edificações públicas. O foco está na redução das emissões de gases de efeito estufa e na resiliência frente às mudanças climáticas.
O projeto foi estruturado em três macro atividades: a organização da gestão de consumo de água e energia dos edifícios públicos municipais; a capacitação dos servidores na área do projeto e definição de princípios norteadores para políticas públicas em eficiência energética.
Como resultado do desdobramento do processo foi criada uma Plataforma On-line de Gestão para edifícios municipais com o objetivo de cadastrar e disponibilizar os dados referentes ao consumo de água e energia. O software exibe o desempenho das edificações com comparativos entre as unidades da mesma tipologia ou secretaria e fornece também informações adicionais sobre outros sistemas da cidade.
Para capacitar os servidores municipais foram realizadas atividades colaborativas, chamadas de Gincanas Energéticas, desenvolvidas com base na metodologia americana Energy Treasure Hunt do Energy Star. As equipes formadas por funcionários da Prefeitura, do CBCS e especialistas convidados das Universidades da região, atuaram coletivamente na busca de estratégias com alto impacto e baixo custo.
O eixo final de ação do projeto foi a promoção de políticas públicas na área de eficiência energética para a cidade de Florianópolis. Neste sentido foi entregue ao município uma Portaria de Gestão e Boas Práticas de Eficiência Energética. O texto regulamenta a gestão de consumo e também inclui questões de operação das edificações, diretrizes para novas construções e reformas e estabelece uma política pública de compras eficientes para edificações públicas do município.
“O projeto nos ajudou a revisar os gastos públicos, a entender melhor o funcionamento eficiente de nossas edificações. Por meio da Portaria lançada é possível criar uma prática e educação. O manual de compras é importantíssimo para o trabalho perene e integrado. Assim, teremos padronização em todas as unidades municipais. O trabalho impacta a cidade como um todo, pois através do requerimento para futuras políticas públicas de eficiência energética que devem ser adotadas pelos prédios privados, existentes e novos. Florianópolis tem esse perfil de querer ser eficiente e ambientalmente sustentável. Estamos indicando as normas e dando exemplo”, comenta Cibele Lorenzi, diretora de Planos e Análises Territoriais da PMF.
Requerimentos de Eficiência Energética como Política Pública
A última etapa do Programa Floripa Cidade Eficiente resultou na elaboração de um capítulo de eficiência energética para complementar o Código de Obras e outras legislações urbanísticas da cidade. O documento propõe a introdução de um conjunto de ações para promover a eficiência energética de edificações no município de Florianópolis, por meio do estabelecimento de requisitos mínimos para novos empreendimentos e reformas e outras políticas públicas entre as quais transparência de dados e política de incentivos O documento foi submetido a consulta pública com a avaliação de entidades e associações da área.
“Queremos ampliar o projeto para os demais municípios catarinenses e dar suporte, replicar em outros Estados. O benefício é para a gestão e população, pois vamos conscientizar na parte de compras, racionalizar o processo, repensar as ações e trabalhar a cultura da eficiência energética em várias medidas e esferas”, destaca o engenheiro civil e presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) Olavo Kucker Arantes comenta sobre a aplicabilidade do projeto em demais regiões do país. O Programa Cidades Eficientes pode ser conferido na íntegra no site cidadeseficientes.cbcs.org.br
SERVIÇO
O que: Apresentação Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de Governança e Políticas Públicas em eficiência energética
Quando: 02 de julho
Horário: 14h às 15h30
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/6fxsaCir5vR2hMpSA
Transmissão será pelo canal oficial do CBCS no Youtube: https://youtu.be/RVQhxgMU1Mw
Programação
Mediadora: Eng. Dra. Clarice Degani, Coordenação Executiva CBCS
Abertura e boas – vindas
Olavo Kucker Arantes – Presidente CBCS
Gean Loureiro – Prefeito do município de Florianópolis
Topázio Silveira Neto – Vice-prefeito do município de Florianópolis
Kamyla Borges – Coordenadora da Iniciativa de Eficiência Energética do iCS
Apresentação
_Projeto Cidades Eficientes e Programa Floripa Cidade Eficiente
_Gestão: Implementação da Plataforma Integrada de Desempenho de Energia e Água para edifícios municipais
_Estratégias para envolvimento e capacitação
_Políticas públicas para as edificações do município
Participação:
CBCS – Projeto Cidades Eficientes:
Arq. Dra. María Andrea Triana. Coordenadora Técnica
Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs. Executiva Técnica
Eng. MSc. Matheus Geraldi. Pesquisador
PMF – Programa Floripa Cidade Eficiente:
Arq. Cibele Assmann. Coordenadora Técnica
LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações:
Prof. Dra. Ana Paula Melo. Pesquisadora LabEEE