Conteúdos que inspiram e ajudam a apontar caminhos
para quem faz a inovação.

 

Quais os maiores desafios de RH nas empresas de tecnologia?

A área de Recursos Humanos (RH) sempre foi conhecida por ser um dos setores mais burocráticos dentro das empresas. O setor tem se transformado para acompanhar as transformações que ocorreram no mundo do trabalho e nas relações que a nova geração de trabalhadores busca estabelecer com as empresas.

Conversamos com uma das embaixadora do RH.TEC – grupo temático da ACATE voltado para discutir os desafios do setor nas empresas de tecnologia -, Jussamara Ferreira, que é responsável pelo setor de gestão de pessoas da Tekoa, empresa associada à ACATE. Confira os principais tópicos:

Mudança no perfil dos colaboradores

O RH deixou de ser um setor focado apenas no controle burocrático da gestão de dados e passou a ser um parceiro estratégico do negócio, focando cada mais em criar um ambiente de qualidade para que os profissionais possam entregar os seus melhores resultados. “Nossa relação com as pessoas deixou de ser pró-forma e passou a ser embasada na autonomia e confiança. Isso acontece porque as pessoas e também as organizações se transformaram”, afirma Jussamara.

O RH nas empresas de tecnologia

Os desafios do setor nas empresas de base tecnológica são maiores do que em companhias mais tradicionais, pois essas empresas dependem da criatividade das pessoas. Como comenta Jussamara, a concorrência é muita acirrada e somos instigados a criar uma cultura organizacional forte que possibilite o alinhamento de expectativas dos colaboradores e a busca de resultados do negócio.

Sobre a atração de talentos, Jussamara destaca que, hoje em dia, a disputa por profissionais é global. “está cada vez mais urgente que criemos um ambiente propício para atrair os melhores profissionais e para mantê-los engajados. E isso não necessariamente significa colocar piscina de bolinhas no local de trabalho, tem mais a ver com negócios que estejam de alinhados com os propósitos do colaborador, que ele perceba uma gestão transparente e que ele seja desafiado constantemente em próprio desenvolvimento profissional”, completa.

RH.Tec

O RH.Tec, primeiro grupo temático da ACATE, foi criado para discutir esses e outros desafios das empresas de tecnologia. De acordo com Jussamara, o grupo foca em trazer para o ecossistema local palestras de pessoas e empresas que estejam revolucionando o setor ao redor do país. “Essa troca é muito importante para nos aproximar de quem está fazendo algo diferente. No último encontro, tivemos a presença de representantes da Loggi e da Gympass e o auditório do CIA Primavera encheu”, destacou. A promessa da embaixadora do RH.TEC é de abordar temas tão ou mais relevantes nos próximos encontros. O próximo evento do Grupo Temático irá acontecer no mês de outubro. Fique ligado nas redes sociais da ACATE para mais informações.

Novo Portal de Vagas

Uma novidade que chega para ajudar as empresas de tecnologia catarinenses é o novo Portal de Vagas da ACATE. Em parceria com a associada Enlizt, a ferramenta contribui para a atração de novos talentos para o ecossistema e para as empresas associadas. As empresas associadas à ACATE têm desconto de 30% na utilização da plataforma, que também representa um valor muito menor ao praticado por outras plataformas ou métodos de seleção.

Jussamara destaca que essa parceria pode agregar muito ao ecossistema local. “A ferramenta é boa porque agiliza o processo de contratação e concentra potenciais talentos. Quando um profissional nos procura e não temos oportunidades aderente ao seu perfil direcionamos para o Portal de vagas da ACATE, assim todos saem ganhando, candidato e empresas”, afirma.


Deixe seu comentário